No frio: alimentação e bons hábitos ajudam no combate de doenças respiratórias

0 2

Uma queda na temperatura já pode refletir no organismo. Quem está com o sistema imunológico mais debilitado acaba sendo mais vulnerável a contrair uma gripe. O público que não tem direito ao acesso gratuito a vacina de combate à gripe precisa buscar alternativas de prevenção. Procurar a rede privada para imunização e apostar em hábitos saudáveis, como uma alimentação nutritiva, são algumas formas de manter o sistema imunológico em alerta.

“Não é frio que vai gerar mais casos de gripe e resfriado, mas sim o que ele gera, por exemplo, com as baixas temperaturas, temos o hábito de fechar os ambientes – sabemos que a principal forma de transmissão dos vírus respiratórios acontece pelo ar – então se nesse mesmo ambiente tiver outra pessoa doente a transmissão é muito mais fácil de acontecer”, pontua a nutricionista, Deise Baldo, ao destacar que diversas condutas de prevenção atreladas a boa alimentação são primordiais para o combate de diversas doenças respiratórias.

Sobre a alimentação e utilização de suplementos vitamínicos, a profissional destaca que existe uma crença popular de que – ao sentir os primeiros sintomas de um resfriado – o recomendado é tomar vitamina C. Ela cita que cientificamente não existem estudos que comprovem isso.

“O ‘consumo’ de vitamina C deve ocorrer no cotidiano, ao consumir alimentos ricos nessa vitamina. Sucos de laranja e acerola podem ser consumidos durante uma situação de resfriado, pois para a melhor recuperação é importante que o organismo esteja bem hidratado”, pontua.

CUIDADOS DIÁRIOS – A nutricionista destaca que é aconselhável consumir alguma fonte de vitamina C junto com alimentos que são fonte de ferro. “Essa combinação é capaz de potencializar a absorção de ferro obtido pelos alimentos de origem vegetal, como feijões. Contudo, por ser hidrossolúvel e sensível à luz, o nutriente perde as propriedades com facilidade, por isso, o consumo de sucos e frutas precisa ser imediato. A dica é consumir, mas sem esperar que isso vai curar a gripe ou o resfriado”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário