Nova sede: Ciscopar inicia processo de mudança dos setores

59

Com a conclusão das obras dos blocos 3 e 4 do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) os servidores já iniciaram os processos de mudança para a nova estrutura. A previsão é que a inauguração oficial acontece na última semana de novembro, contudo, depende de confirmação da Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado.

“Estamos no processo de mudança”, destaca o secretário executivo do Ciscopar, Rodrigo Furlam Marchezoni. “Na semana passada, ocorreu a mudança do setor administrativo que ficava na região central da cidade, próximo ao Hospital Bom Jesus”, comenta ao pontuar que todo esse departamento já está na nova sede, alocado no piso superior do bloco 4, com salas adequadas.

Marchezoni cita que o Laboratório de Águas iniciou a mudança nesta semana e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também já concluiu o processo de mudança da mobília. No bloco 3 ficará as instalações do CEO. Quando o novo espaço estiver em funcionamento passará a atender com mais cadeiras e com isso deverá quase dobrar o número de atendimentos. Além disso, existe a possibilidade de expandir o horário de expediente de acordo com o horário de funcionamento praticado na sede. No bloco 3 também ficará alocado o laboratório clínico, parte do arquivo morto do Consórcio e oferta do atendimento aos ostomizados.

“Estamos nas tratativas da inauguração, mas temos que alinhar as questões da data com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado. Se nada mudar a previsão é que a inauguração aconteça na semana do dia 29 de novembro, na última semana do mês”, esclarece o secretário executivo do Ciscopar.

AMPLIAÇÃO DOS ATENDIMENTOS – O número de análises laboratoriais, dentro do novo espaço, tem projeção para aumentar. A meta é melhorar ainda mais os atendimentos prestados aos ostomizados e pacientes que precisam de cuidados especiais com feridas, pois a estrutura deverá contará com espaço adequado para tais procedimentos.

CENTRO CIRÚRGICO – A construção do Centro Cirúrgico do Ciscopar iniciou em 2015. A previsão inicial era que até o segundo semestre de 2019 a estrutura estivesse finalizada. Porém em 2018, a equipe observou discrepâncias no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos centros cirúrgicos.

Para resolver o problema, foi preciso readequar o projeto para atender as exigências legais. Na época da formatação do projeto, a forma proposta era algo legal e adequada. Contudo, no decorrer dos últimos anos foram determinadas outras medidas, dessa forma foi necessário promover a adequação do projeto básico arquitetônico, o qual foi corrigido.

Na parte do piso inferior do bloco 4 será implantado o Centro Cirúrgico. Esse espaço irá conter as salas e a equipe do Modelo de Atendimento as Condições Crônicas (Macc). No local serão realizados procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial como cirurgias de adenoides, hérnias e amigdalites, por exemplo, contudo, serão tratados casos que não geram internamento, pois, a unidade não é um hospital. Os procedimentos serão realizados de acordo com a demanda de cada município.

PERCALÇOS DA OBRA – No mês de novembro do 2020, foram retomadas as obras dos blocos 3 e 4 do Ciscopar. Os trabalhos estavam paralisados desde abril de 2020, devido algumas diligências encontradas no projeto – diante das mudanças previstas para o centro cirúrgico – essas alterações foram protocoladas na Caixa Econômica Federal, para aprovação e reprogramação, que após analisadas retornaram com diligências.

O impasse fez com que as obras permaneçam paradas, pois necessitavam que os projetos estivessem aprovados pela agente financeiro, que é a Caixa Econômica Federal. Somente após a aprovação foi possível dar continuidade nos serviços de construção.

REFERÊNCIA NOS ATENDIMENTOS – O Ciscopar é um consórcio que abrange um público superior a 400 mil pessoas. É considerado um dos maiores dentro do Paraná e serve de referência para outros consórcios no Estado e fora dele. As obras de ampliação do Ciscopar integram o programa estratégico para estruturação da Rede de Atenção Especializada e tem como componente a estruturação de Unidade de Atenção Especializada. Os blocos 3 e 4 possuem aproximadamente 3.200 m², é parte integrante dos 4.700 m² totais da Unidade.

O Consórcio é unidade referência nos atendimentos de especialidades para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. A entrega dos novos blocos irá permitir ampliação nos atendimentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e melhorias na prestação dos serviços.

Da Redação

TOLEDO