NRE estuda a viabilidade de construir um bloco novo no Colégio Esperança Covatti

9

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo estuda a viabilidade de construir um novo bloco no Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti, no município. Em maio deste ano, a Defesa Civil de Toledo interditou um dos blocos devido apresentar o perigo de desabamento. Laudo técnico já foi realizado e o NRE realiza os encaminhamentos necessários.

A realidade de um dos blocos do Colégio não começou em 2021, e sim, ela se arrasta desde março de 2020. O espaço já havia sido reformado há quatro anos e naquela época já havia apresentado o mesmo problema. Hoje, os danos na estrutura são considerados mais preocupantes. Além disso, o muro de contenção pode desabar a qualquer momento.

A chefe do NRE de Toledo Neiva Marques de Andrade Niero recorda que uma empresa foi contratada para realizar a sondagem do solo e outras análises. No laudo, a empresa apresentou informações técnicas. “A equipe do Núcleo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) analisam quais alternativas serão mais viáveis, pois projetos deverão ser elaborados e então as obras serão promovidas; ainda sem data para ocorrer”.

Um novo diálogo entre as equipes de engenharia do NRE de Toledo e a Fundepar aconteceu na semana passada. “Uma das sugestões é demolir o atual bloco e construir um novo. Agora, nós estamos fazendo os orçamentos”, explica Neiva.

Ela comenta que o Núcleo realizou o orçamento para recuperar o bloco. “O valor a ser investido é considerado alto. O valor pode ultrapassar R$ 1 milhão. Então, decidimos realizar o orçamento da demolição daquele bloco e a construção de um novo”.

Neiva salienta que a equipe analisa a possibilidade de realizar nova construção e em outra parte do terreno. “Não pretendemos investir no espaço que sempre apresenta problema. E, se a melhor forma, for realizar a construção de um novo bloco, assim faremos”.

ENCAMINHAMENTOS – O Fundepar trabalha na elaboração de cada projeto e o NRE realiza o orçamento para demolir e construir. “O nosso trabalho está sendo realizado o mais ágil. No entanto, precisamos respeitar os prazos dos projetos, dos pareceres, das licitações, enfim. Nós trabalhamos com a urgência, porém os prazos existem e nós sabemos que um novo espaço não estará pronto até o mês de fevereiro do próximo ano”, afirma a chefe do NRE de Toledo.

Neiva salienta que o desejo do Núcleo não é investir em mais uma obra paliativa. “Nós queremos investir em solução. Existe a vontade da resolutividade e não trabalhar em uma solução momentânea. Nós queremos fazer uma obra que atenda o desejo da comunidade. Também não podemos a cada três a quatro anos ter esse problema na estrutura. Se a solução for a construção de um novo bloco, assim o faremos”.

APRENDIZAGEM – Atualmente, os estudantes participam das aulas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). Aproximadamente 200 alunos utilizam as salas daquele local. “Os alunos possuem transporte escolar para ir ao Centro e com a supervisão de um inspetor”, menciona a chefe do NRE de Toledo.

Neiva comenta que a equipe do Colégio avalia a possibilidade de continuar no Ceebja e também analisa segunda opção. “A comunidade escolar avaliou e solicitou um espaço ao Município, localizado no bairro. São possibilidades que estão sendo estudadas e buscaremos a melhor solução possível”.

Da Redação

TOLEDO