Núcleo de Educação Permanente promove a capacitação contínua dos profissionais

0 13

Eles atuam com habilidade e conhecimento; também não possuem superpoderes como os heróis infantis. Mas, são heróis para muitas pessoas. Com coragem, a equipe do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) salva vidas e sempre está em busca do atendimento perfeito. Para isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) atua dentro do Consórcio.

O NEP promove a capacitação contínua de todos os profissionais perante o atendimento realizado em urgência e emergência. O diretor do Núcleo, o enfermeiro Cleyber Henrique Santos, revela que o departamento foi idealizado, mesmo de maneira informal, em meados de 2009. “Os profissionais passaram a compor o serviço do Samu, em Cascavel. Com isso, os atendimentos tinham a necessidade de serem aperfeiçoados; os socorristas realizavam pesquisas e as estudavam. Assim, as ações do Núcleo são realizadas”, afirma Santos, ao mencionar que a educação é uma ferramenta utilizada pela população.

Uma das socorristas que participou do início do trabalho do Núcleo no Samu é Alessandra Slovnski, a assessora do NEP. “Somos funcionários da Prefeitura de Cascavel e cedidos ao Consórcio. O novo causou estranheza, porém nós tínhamos a prática e a vontade de oferecer um serviço com qualidade. Assim, ao retornar da ocorrência, os socorristas repassavam aquele atendimento com a finalidade de buscar a perfeição”, salienta Alessandra.

Na sequência, o Núcleo de Educação Permanente foi estruturado e normatizado. “Enfrentamos os desafios iniciais e, atualmente, o NEP é uma referência na busca do conhecimento e do aperfeiçoamento do serviço. Nós temos materiais, protocolos e caminhos que seguimos”, ponderam Alessandra e Santos.

ATENDIMENTO – O Núcleo de Educação Permanente foi formalizado em 2013 e ele é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor de ambulância e demais profissionais. O NEP abrange 43 munícipios e a sua base está centralizada em Cascavel.

O diretor do Núcleo explica que a equipe ministra treinamento ou capacitação para as Prefeituras da região ou até mesmo para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “O responsável solicita o treinamento e nós realizamos”.

O Núcleo de Educação Permanente ainda busca a proximidade com a comunidade ao desenvolver projetos sociais. Entre eles, o Samuzinho. As equipes visitam as escolas e repassam as informações às crianças. Os assuntos são diversificados, desde emergência e urgência, qual é o contato telefônico em que a criança pode manter contato, entre outras questões. Santos comenta que esse trabalho com as crianças é fundamental para o Núcleo, pois elas repassam o conhecimento aos familiares ou aos amigos. Alessandra complementa que as crianças fiscalizam os adultos.

O Núcleo de Educação Permanente atua na educação continuada e no treinamento coletivo. “Nós levamos o conhecimento de cada protocolo para o atendimento pré-hospitalar de maneira mais qualificada e técnica”, menciona Santos.

AÇÕES – Entre as atividades promovidas pelo NEP, as Olímpiadas do Samu destacam-se. Os profissionais realizam tarefas, as quais fazem parte de seu cotidiano. Por exemplo: na programação é montada uma estação de trauma e os participantes devem demonstrar a maneira mais eficiente de atender o paciente de trauma.

Alessandra pontua que vários Consórcios participam das Olímpiadas. “Nós mostramos a nossa prática diária, pois o protocolo deve ser seguido por todos, porém, cada equipe faz a adequação para a sua realidade”. A última edição da Olímpiada do Samu aconteceu em 12 de dezembro do ano passado. O evento anual reuniu aproximadamente 100 pessoas.

Outro fator destacado por Santos é que o protocolo institucional será atualizado. “Internamente, alguns procedimentos são atualizados. Por exemplo, o suporte básico de vida, ou seja, o que um socorrista pode fazer para melhorar as condições ideias da vida do paciente. A desfibrilação precoce deve ser priorizada no atendimento”.

Com a formalização de um documento, o NEP consegue repassar as novas informações para todas as equipes. Hoje, são 23 bases do Samu e mais de 500 funcionários atuando nos serviços.

Apesar do serviço exemplar, os profissionais do Núcleo possuem desafios a serem superados. Entre eles, o NEP ter professor com dedicação exclusiva. Santos explica que os instrutores trabalham de maneira voluntária. “São profissionais que atuam na ambulância e ministram as aulas. Seria interessante termos uma pessoa que realizasse o treinamento in loco”.

Além disso, o Núcleo promove a capacitação do profissional chamado em concurso público. Esse novo trabalhador participa por 15 dias de aulas no NEP e, posteriormente, participa da aula prática e de ações na ambulância. Na sequência, ele é liberado para realizar a sua atuação.

PLANEJAMENTO – Para 2022, o Núcleo de Educação Permanente pretende retomar os trabalhos do NEP itinerante, interrompido durante o período crítico da pandemia. Alessandra menciona que o objetivo é visitar as bases para realizar os trabalhos. “Cada cidade tem a sua especificidade. É um projeto piloto, porém queremos que ele seja constante”. Essa atividade será retomada em 7 de março. As ações acontecem na base de Toledo no dia 17 do próximo mês.

Santos acrescenta que o Samuzinho também será retomado. “As ações estão paralisadas devido a pandemia. A partir dos protocolos sanitários, queremos realizar as atividades com as crianças, porque esse projeto nos conecta com a sociedade”.

O Núcleo de Educação Permanente também dará atenção especial para as Prefeituras. “Atenderemos aos pedidos das prefeituras, como ministrar palestras sobre urgência e emergência para a população”. A programação deve começar a partir de maio com as prefeituras e em junho com as UPAs e os hospitais. A proposta é apresentar as novas decisões legais e sanar as dúvidas.

“Para integrar o NEP, o profissional deve colaborar com o próximo, melhorar assistência e buscar o aperfeiçoamento”, afirma Santos. Alessandra comenta que a equipe trabalha com aperfeiçoamento e dedicação.

Na ocasião, Alessandra e Santos agradeceram a direção do Consórcio. “Todo o trabalho do Núcleo é possível devido o apoio da direção, assim é possível a integração e alinhar as informações, pois o Núcleo atua em sintoma com todos os departamentos do Consórcio. Assim, realizamos o nosso trabalho. Somos gratidão e conhecimento”, finalizam os integrantes do Núcleo de Educação Permanente.

Da Redação

Deixe um comentário