Núcleo Gestão de RH realiza palestra sobre Gestão Comportamental nas Organizações

1 102

O Núcleo de Gestão de RH, vinculado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu uma palestra sobre Gestão do Comportamento nas Organizações, ministrada pelo psicólogo clínico organizacional, Augusto Dotti. O evento foi realizado na Sala de Metodologias Ativas da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), campus Toledo.

Durante a palestra, Augusto Dotti, que também é especialista em Desenvolvimento Humano e Consultor do método de avaliação comportamental DISC pela Etalent, trouxe sua vasta experiência e conhecimento em psicologia organizacional para a palestra e uma série de tópicos relevantes foram abordados, destacando a importância de conhecer o perfil das pessoas que integram as equipes de trabalho. Segundo ele, esse conhecimento é fundamental para aprimorar o desempenho de cada colaborador e, consequentemente, alcançar resultados superiores com uma equipe engajada e comprometida.

Além disso, Augusto falou sobre o comportamento humano, variado significativamente de indivíduo para indivíduo. “Isso inclui a forma como as pessoas reagem a estímulos e eventos, tanto internos quanto externos, o que tem um impacto direto na atitude, produtividade e eficácia no ambiente de trabalho. Alguns colaboradores podem preferir interações sociais frequentes, enquanto outros prosperam em ambientes mais isolados. Além disso, a maneira como as pessoas lidam com a rotina, o risco, a incerteza e a mudança pode ser bastante diversos”, conta.

Ainda durante a palestra, o psicólogo ressaltou que é vital reconhecer que o comportamento no local de trabalho não é uma característica estática de um indivíduo, mas algo que pode ser moldado e adaptado com base nas circunstâncias e nas estratégias de gestão adequadas. “A Gestão Comportamental é uma abordagem estratégica que visa entender, moldar e otimizar o comportamento dos colaboradores em uma organização. Para compreender plenamente o significado da Gestão Comportamental, é essencial considerar sua evolução ao longo do tempo, uma vez que a dinâmica organizacional está em constante evolução.”

Um dos métodos destacados durante a palestra foi o Mapeamento do Clima Comportamental, que permite identificar tendências comportamentais na organização. Esse conhecimento é fundamental para implementar ações alinhadas às estratégias da empresa, criando um ambiente de trabalho com melhor desempenho e maior satisfação dos colaboradores.

A palestra faz parte do Projeto Empreender para Crescer, com aporte financeiro do Sicoob Meridional.

TOLEDO

Mostrar comentários (1)