Obras de urbanização são iniciadas no distrito de Bom Princípio do Oeste

16

Criado em 2016, o distrito de Bom Princípio do Oeste está vendo sua sede ganhar importantes intervenções urbanísticas que demandam investimentos de R$ 5.071.582,64, obtidos por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal e da contribuição de melhorias paga pelos moradores. O projeto contempla, entre outras obras, pavimentação (43.996,87 metros quadrados) e recape asfáltico (12.658,74 metros quadrados), e implantação de galerias pluviais (4.721 metros lineares com 400 e 600 milímetros de diâmetro), guias (11.753,92 metros lineares) e bueiros (152 unidades).

Ao todo, 12 ruas serão contempladas com as obras: 25 de Julho, São João, Matelândia, 7 de Setembro, Manuel Ribas, Ipira, Paraná, Conceição, Arapongas, Quatro Pontes, Criciúma e Mara Lúcia. A via principal do distrito, a Avenida 1º de Maio, também receberá 820 metros quadrados de passeio padrão, 1.434,51 metros quadrados de ciclovia, 714,68 metros quadrados de plantio de grama, sete lixeiras e sete bancos de concreto.

A execução do projeto, iniciado recentemente, está sob responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), que tem o prazo contratual de nove meses para concluir as obras. As equipes do órgão já realizaram a terraplanagem em vias que serão asfaltadas a partir da próxima semana e descarregaram as manilhas nos locais que receberão galerias pluviais.

O secretário de Habitação, Serviços e Obras Públicas, de Planejamento e Urbanismo, e de Infraestrutura Rural, Neuroci Antonio Frizzo, entende que estas obras fazem justiça à importância de Bom Princípio do Oeste para a história do município. “Esta urbanização tão esperada pela população vai valorizar os imóveis, oferecer mais qualidade de vida aos moradores, que não sofrerão mais com a poeira ou com barro, e dar uma nova cara ao lugar que, no início do processo de colonização, foi nossa conexão com Cascavel, com hotéis e restaurantes ali instalados. A criação do distrito foi um passo importante e estas melhorias lhe dão o valor que ele merece”, avalia.

Moradora de Bom Princípio do Oeste há sete anos, a auxiliar de serviços gerais Gisele Ferreira, está ansiosa com a chegada do asfalto à rua onde mora (Matelândia). “Estamos todos contentes com estas obras. Depois de tudo ficar pronto, não ficaremos mais preocupados, por exemplo, com um carro passando em frente de casa levantando poeira ou ter problemas com o barro quando chove. Nossa família saiu da área urbana de Toledo para morar aqui em busca de mais qualidade de vida e estas melhorias vão concretizar nosso sonho”, relata. 

Da Prefeitura de Toledo-PR