Oficinas de Educação Financeira impactam mais de 2 mil pessoas

9

A Sicredi Progresso PR/SP abraçou a ideia de que a educação financeira é uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade e diante disso, participou da 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Mais de 100 colaboradores vestiram a camisa para levar informações para mais de 2 mil pessoas.

As atividades foram conduzidas pelos voluntários da sede e das 20 agências da Cooperativa que atua no Paraná e também em São Paulo. Eles foram para escolas, receberam estudantes nas agências entre outras atividades e usaram esses momentos para realização de oficinas gratuitas de planejamento, orçamento e dicas de educação financeira adaptadas à realidade de cada público como: crianças, jovens e adultos.

Quem acreditou nesse propósito foi o colaborador, Francisco Neto, que se tornou voluntário. “Foi uma experiência fantástica participar das oficinas e promover a integração com as crianças e adolescentes. Com certeza quero participar novamente no próximo ano. Cada informação repassada auxilia as pessoas a pensarem de outra forma sobre sua relação com o dinheiro”.

Para o presidente da Sicredi Progresso, Cirio Kunzler, o ‘fazer juntos, faz a diferença’, e a participação na Semana ENEF evidenciou essa força. “Como instituição financeira cooperativa temos um compromisso com o crescimento das comunidades que estamos inseridos. E quando falamos de ensinar educação financeira para todas as idades, nos referimos ao impacto positivo na geração de renda. Quanto melhor a forma das pessoas se relacionarem com o dinheiro, mais contribuiremos para uma sociedade mais próspera e para fazer do mundo um lugar melhor de se viver”.

SEMANA ENEF – A chamada ‘Semana ENEF’ é realizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira e contou com a participação de diversas instituições do país que promovem ações e iniciativas deste tema. Em 2020, por exemplo, o Sistema Sicredi foi responsável por 43% das ações realizadas em todo o Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país.

A participação do Sicredi na edição deste ano foi norteada pela temática “Juntos a gente desenha uma vida mais próspera” mote do programa “Cooperação na Ponta do Lápis”. Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.

Através do programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi acredita que pode transformar a relação das pessoas com o dinheiro. Assim, leva o tema, para as regiões de atuação, para permitir o crescimento de nossos associados, crianças, jovens, adultos e da comunidade.

TOLEDO