PAM atinge capacidade máxima de pacientes intubados

11

A situação da pandemia do coronavírus movimentou o fim de semana das lideranças toledanas. Desde as primeiras horas do sábado (05) o Poder Executivo Municipal dedicou-se às ações para diminuir o número de contaminados. Segundo informações repassadas pela Secretaria de Saúde nesta tarde, o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) tinha 41 pacientes internados aguardando vagas, sendo com 16 intubados e dois no suporte de emergência.

O primeiro encontro aconteceu com o Centro de Operações Emergenciais (COE) no início da manhã. Às 7h, o prefeito Beto Lunitti conversou com os integrantes do órgão para ouvir o posicionamento dos técnicos. Durante a reunião, realizada de forma virtual, o gestor municipal foi informado sobre o número de pacientes intubados, além da demanda reprimida por leitos de UTI em todo o Paraná, o que torna ainda mais preocupante a situação. 

A administração municipal também participou de uma discussão com os supermercadistas para colher sugestões e apresentar possíveis ações. Foi solicitada pelos representantes do setor a adoção, por meio de decreto, de  apenas uma pessoa por família para a realização das compras. Os comerciantes também já foram informados sobre a decisão dos supermercados estarem fechados no próximo domingo (13).

Beto Lunitti durante o encontro na ACIT esteve acompanhado do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e integrantes da equipe de Governo, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Leoclides Bisognin. Lunitti disse que as pessoas precisam se conscientizar da necessidade dos cuidados. “Ainda não vamos emitir um decreto restringindo o comércio neste domingo (06), mas medidas mais restritivas devem ser adotadas no início da próxima semana”.

Beto ainda apelou para as pessoas evitarem circular neste fim de semana. “Se precisar ir ao mercado, vá sozinho ou sozinha. Evite sair de casa, estamos numa situação muito complicada”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo-PR