Paróquia São Cristóvão irá realizar programação diferenciada no dia do padroeiro

96

Este ano, a Festa da Paróquia São Cristóvão, na Vila Industrial, vai acontecer de maneira diferente. A pandemia impede que ocorra o tradicional costelão servido nas instalações paroquiais, contudo, os interessados podem adquirir o kit almoço. A programação religiosa envolve a realização das celebrações e novena.

“No calendário de eventos do município, a Festa da Paróquia São Cristóvão, está prevista para o 3º domingo do mês de julho. Neste ano, a celebração e a programação que ainda aguardar alguns ajustes acontece no dia 25”, conta a coordenadora Geral do Conselho das Pastorais e da Equipe Executiva, Lorilda J. G. Bolson. “Teremos a celebração e depois a entrega dos kits almoço”.

Lorilda cita que no próximo sábado (17), às 14 horas, acontece uma carreta que deve passar por todos os setores paroquiais. A imagem de São Cristóvão – padroeiro dos motoristas – será colocada na caminhonete que irá fazer todo o trajeto. A ideia é que essa ação possa ressaltar a representatividade que o evento tem para a paróquia e ajudar a fomentar a fé cristã.

PROCISSÃO COM A BENÇÃO DOS VEÍCULOS – “Antes da pandemia acontecia a benção dos veículos que seguiam em procissão. Já tivemos mais de seis mil veículos que passaram pela procissão. Agora, estamos aguardando o parecer da Vigilância Sanitária para o andamento dessa procissão”, explica Lorilda ao comentar que é preciso ter essa liberação para depois solicitar o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para que auxiliem no tráfego de veículos no trajeto.

Lorilda pontua que a procissão – se for autorizada – deve ocorrer dentro dos protocolos de segurança. “Os padres, bem como todo a equipe de apoio, irão usar máscara de proteção facial, álcool em gel e manter o distanciamento. Contamos com uma equipe de apoio, pois cada fiel que passar para receber a benção irá ganhar uma lembrancinha”, destaca.

KIT ALMOÇO – Sem poder realizar a festividade da maneira tradicional, com a presença dos participantes no local para degustação do costelão, a comunidade optou em fazer o kit almoço – composto por cortes de costela, cuca e salada – para servir quatro pessoas. Esse kit deverá ser retirado no local no dia 25 de julho.

“No ano passado não foi promovido nada em relação ao tradicional almoço. Após alguns eventos feitos nessa modalidade de retirada do kit no local, optamos em fazer da mesma maneira para a festa do padroeiro”, explica a coordenadora ao salientar que o valor arrecadado com a venda das fichas será destinado a manutenção da estrutura do escritório paroquial. Para adquirir o kit – comercializado no valor de R$ 150,00 – basta ir até o escritório paroquial, para mais informações ligar no telefone (45) 3252-2271.

PROGRAMAÇÃO – Após a celebração, no dia 25, às 10 horas acontece a coroação do rei e da rainha da festa. Desde o ano passado, esse trabalho está em ação, como a festa não ocorreu em 2020, as atividades seguiram até este ano.

A programação religiosa e social da Festa de São Cristóvão 2021 tem como tema ‘São Cristóvão e São José, corajosos e obedientes à Palavra, sejam inspiração em nossa missão!’ e lema ‘O anjo em sonho disse a José: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai…”’

No sábado (10) acontece a celebração em Ação de Graças do Jubileu de Prata Sacerdotal do padre Luiz Carlos Franzener, presidida pelo pároco, às 19 horas. Já no domingo (11) quem irá presidir a missa das 8 horas será o bispo dom João Carlos Seneme e às 19 horas, pelo arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti. As três celebrações serão transmitidas.

A novena do padroeiro São Cristóvão acontece entre dias 16 a 24. Na sexta-feira (16), às 19 horas por dom Anuar. No sábado (17), às 19 horas a celebração do segundo dia da novena será presidida pelo padre Marcos Denk da Silva. No domingo (18), às 8 horas, pelo padre Roberto Lopes de Souza; na segunda-feira (19), às 19 horas, padre David Henrique Fiametti; na terça-feira (20), às 19 horas, padre Lucas Sebastião Schwarz; na quarta-feira (21), às 19 horas, padre Nelton Hemkemeier; quinta-feira (22), às 19 horas, frei Valdecir Soares; na sexta-feira (23), às 19 horas, padre André Fatega e no sábado (24), às 19 horas, padre Juarez Pereira de Oliveira. No domingo (25), no dia do Padroeiro São Cristóvão, a missa solene será às 8 horas e será presidida pelo padre Luiz Carlos Franzener.

Da Redação

TOLEDO