Parte técnica do Teatro de Toledo precisa ser finalizada, afirma secretária

73

Construído no prazo de um ano e dez meses após o lançamento da pedra fundamental, o Teatro de Toledo completa 22 anos em novembro e ele precisa ser concluído. Na quinta-feira (22), o prefeito de Toledo Beto Lunitti entregou o projeto ao deputado federal Sérgio Souza.

Segundo o prefeito, o Município necessita da intervenção do Ministério da Cultura com recursos financeiros para finalizar a caixa cênica e dos urdimentos do Teatro Municipal. Por vários anos foi considerado o segundo maior Teatro do Estado, mas com a inauguração do Teatro de Cascavel, em 2015, perdeu uma posição, ficando em terceiro no ranking do Paraná. “Também precisamos articular a abertura de um curso superior de Artes no Município”.

A secretária da Cultura Rosselane Giordani lembra que um projeto foi encaminhado ao deputado federal Sérgio Souza em 2015. Naquela época, o recurso foi disponibilizado. No entanto, devido as tratativas e os prazos, a verba não foi efetivada para Toledo. “O Teatro necessita de um grande investimento, algo na ordem de R$ 4 milhões, mesmo valor aproximado na construção do prédio”.

Rosselane esclarece que a caixa cênica e os urdimentos contemplam a parte técnica atrás das cortinas do palco. “É algo que o público comum não conhece, porém quem trabalha com arte necessita para a realização dos eventos”.

A secretária de Cultura salienta que para a finalização do Teatro Municipal, investimentos devem ser realizados em varas de iluminação, cabines de transportes, máquina para a subida de equipamento de som, luz e cenário. “O Teatro tem deficiência técnica e precisa dessa conclusão definitiva”, finaliza Rosselane Giordani.

Da Redação

TOLEDO