Passe Social: Prefeitura sancionará lei de programa inovador na segunda-feira

9

A Lei que garante a implantação de um programa inovador e pioneiro, o Passe Social, será sancionada pelo prefeito Beto Lunitti na próxima segunda-feira (28), às 10h, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. O ato contará com a presença de vereadores e autoridades, além de transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Toledo. Durante o evento também será assinada a Lei nº 48/2021 que destina 2% das moradias populares às mulheres vítimas de violência.

A melhoria no transporte público pautou diversas reuniões da atual gestão. A necessidade, por força de contrato, de equilíbrio financeiro em relação à prestação dos serviços do transporte coletivo custou aos cofres municipais, em 2020, aproximadamente R$ 2 milhões pagos à empresa concessionária em razão dos efeitos das restrições de circulação e aglomeração causados pela pandemia. Em 2021, novamente foram apresentadas planilhas para equacionar as despesas e receitas da prestadora. 

Diante da situação, o Governo Municipal buscou solução para que a população também seja beneficiada com os aportes e os estudos resultaram no projeto. O programa permite ao governo repassar R$ 500 mil/mês e reverter este recursos na diminuição do valor da passagem. “Isso vai trazer economia para os trabalhadores e demais usuários do transporte público”, explica Lunitti. 

Passes livres

Além disso, o projeto prevê a destinação de 6 mil passes livres para munícipes em tratamento de saúde ou acompanhados pelos serviços de assistência social, além de atletas (por meio do Programa Passe Atleta) e demais situações, desde que comprovada a necessidade do transporte. 

Atendimento ao interior

Outra novidade é o atendimento ao interior. Serão disponibilizadas linhas entre os distritos e a sede, passando por comunidades, para que as pessoas possam ter mais mobilidade. O detalhamento de como funcionarão as linhas e a integração com os itinerários urbanos, a partir do Terminal Urbano Luiz Grando, será explicado no ato da sanção. 

Da Prefeitura de Toledo-PR