Pedágio poderá ser um entrave para o desenvolvimento dos municípios, diz presidente da Acit

5

A possível instalação de uma praça de pedágio entre os municípios de Toledo e Cascavel no novo modelo de concessão rodoviária no Paraná traz preocupações para os empresários. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Claudenir Machado comentou o assunto, na sexta-feira (13), durante o programa Fim de Tarde com o Editor.

Machado considera a praça de pedágio um entrave para o desenvolvimento dos municípios, principalmente, para Toledo. Ele cita que a instalação de uma praça poderá interferir em novos investimentos para a cidade ou até em custos para aquele morador que necessita transitar entre Toledo e Cascavel, os quais poderão elevar.

ANÁLISE – Como o novo modelo de concessões rodoviárias do Estado foi apresentado no último dia 11, o presidente da Acit comenta que o material será melhor analisado. “Com o modelo de contrato definido, nós discutiremos as pequenas particularidades. Este modelo é, tecnicamente, melhor em relação ao anterior. O Paraná conseguiu reverter a primeira ideia, talvez devido ‘as feridas expostas’ do passado. Houve a sensibilização e algumas ‘arestas foram aparadas’. Agora precisamos analisar a praça de pedágio entre Toledo e região”, salienta.

Conforme Machado, será um trabalho árduo para tentar reverter a não instalação da praça de pedágio. “Nós estamos dialogando para verificar qual ação a ser adotada. Uma delas é a inclusão de obras para beneficiar Toledo”.

Outras sugestões são o morador de Toledo ou Cascavel pagar por uma tarifa reduzida neste trecho ou a implantação do sistema de cobrança automática de pedágio em regime de fluxo livre, amplamente conhecido por free flow. Ele possibilita a cobrança de tarifas proporcionais à quilometragem percorrida pelos usuários.

O município faz parte do trecho cinco. Nele estão previstos, o investimento de R$ 4,3 bilhões. Para Toledo, o investimento é de uma marginal. “Mas, o município possui outras necessidades. Já que a Praça parece ser algo inevitável, buscaremos novos investimentos para Toledo e região”, finaliza o presidente da Acit Claudenir Machado.

Da Redação

TOLEDO