Pequena empresa projeta expansão de mercado e geração de empregos em Toledo

10

A empresa CustomerX, de Toledo, é uma das empresas selecionadas para participar do Alto Potencial, que visa gerar crescimento, elevar a competitividade a níveis internacionais, aumentar o volume de vendas e o acesso a novos mercados.

Inicialmente, o Programa trabalha o perfil do empreendedor e o prepara para mudanças por meio de um processo de aceleração, autoconhecimento e criação de um plano de desenvolvimento individual. Além disso, promove a gestão estratégica para o crescimento da empresa, com o desenvolvimento do plano de expansão.

“As empresas do Alto Potencial são aquelas que possuem um negócio escalável e que podem crescer rapidamente. A CustomerX é uma das empresas que apresentou esses requisitos. Agora, eles poderão ter mais robustez na estratégia e poderão se qualificar por meio de ferramentas, conteúdos e referenciais para estimular esse crescimento de maneira ainda mais estruturada”, explica Volmir Valentini, consultor do Sebrae/PR.

Os empreendedores selecionados terão ao longo do programa, que se iniciou em abril e vai até dezembro, sessões de coaching para finalizar o trabalho de aceleração da empresa, processos de insights de crescimento com assuntos que são tendência no mercado (como cultura de dados, logística, negócios digitais e experiência do cliente), e temas focados em estratégias relacionadas ao crescimento, modelo de negócios, gestão da execução (planejamento) e plano de expansão.

A EMPRESA – Criada em 2017 no formato de startup, a CostumerX possui um software de customer success voltado a empresas, compilando dados que orientam o empresário a criar, modificar ou fortalecer estratégias de relacionamento com o cliente por meio da análise de informações como oportunidade de vendas, NPS (estatística que mede a lealdade do cliente a empresa) e as tarifas pendentes, por exemplo.

Desde a fundação, participou dos programas Startup PR e Tração do Sebrae/PR. Hoje, é considerada uma pequena empresa com Alto Potencial, visto que tem a expectativa de crescer 150% em 2021, além de dobrar o número de clientes (projeção de pelo menos 160) e novos empregos (estimativa de 35).

O CEO, Leonardo Superti, explica que a empresa começou com uma participação ativa dos próprios fundadores na operação diária das atividades. Segundo ele, a possibilidade de aprender, se capacitar e ainda impulsionar o crescimento da empresa é o que os motivou a participar do Alto Potencial.

“Já tínhamos ouvido falar sobre e nos interessamos pela proposta, especialmente, para o momento em que nos encontramos. O que mais marca a nossa história é que sempre buscamos aprender, descobrir e resolver os desafios. Buscamos absorver muita coisa a partir das capacitações e nos aprimorar cada vez mais”, relata.

POTENCIAL – Para participar do Alto Potencial, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como ter perfil empreendedor e visão de negócio inovadora e gerenciar uma empresa com crescimento no faturamento acima de 20% ao ano. As atividades serão realizadas de forma virtual.

No ano passado, o Programa atendeu 30 empresas e impactou mais de 60 pessoas. Foram mais de 2,7 mil horas de consultorias, uma média de 90 horas por empresa, além de 17 eventos realizados de forma 100% online. Entre as empresas participantes foi verificado um aumento médio de 69% no faturamento.

TOLEDO