PL disponibiliza tratamento precoce e será analisado em regime de urgência

4

O Projeto de Lei N° 84 de 2021 dispõe sobre a implantação da Unidade de Saúde Sentinela na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de Toledo, durante o período da pandemia para a disponibilização do tratamento imediato da Covid-19. Na Câmara de Vereadores de Toledo, será tramitado em regime de urgência na Câmara de Vereadores. O requerimento foi aprovado pela maioria dos parlamentares na sessão de ontem (14).

Na ocasião, a vereadora Olinda Fiorentin reforça que mesmo em regime de urgência, o Projeto de Lei será analisado pelas comissões internas e será votado em até 30 dias.

O vereador Gabriel Baierle explica que é importante o pedido em regime de urgência. “Se vai ter ou não o resultado. Quem tem a responsabilidade técnica é o médico. Se houver legalidade vou votar favorável. Deem o tratamento precoce a quem assim optar ou quiser”.

O parlamentar lembra que já contraiu a Covid-19 e, na ocasião, o profissional indicou o tratamento precoce. “Quero parabenizar e espero em 30 dias fazer a votação e aprovação. Se salvar uma vida já valeu a pena toda e qualquer discussão. Contem comigo para dar celeridade ao projeto”, complementa Baierle.

Na discussão o vereador Genivaldo Paes enfatiza que não é adepto a vacina, mas utiliza os métodos tradicionais, como os remédios caseiros. “Se a vacina fosse boa tomava uma dose só e não duas. É uma briga comercial grande. Se os cientistas são bons, porque não conseguiram um remédio de graça? Conseguiram uma vacina para Covid-19 e não para matar as células cancerígenas?” questiona o parlamentar ao complementar que “o Governo Federal está trabalhando firme em prol da população e que ela possa tomar o medicamento na hora que quiser”.

Para o vereador Marcelo Marques, a tramitação do Projeto de Lei em regime de urgência se faz necessário por conta do avanço da Covid-19 no município. “É preciso dar oportunidade para aqueles que acreditam ou esperam. Há médicos do setor público que são adeptos. Mas nós precisamos centralizar e a população saber onde procurar”, salienta.

ANSEIOS – O vereador Chumbinho Silva lembra que a disponibilização do tratamento imediato da Covid-19 é um anseio da comunidade e citou que há especialistas que enfatizam que o tratamento precoce tem mais sucesso do que esperar a doença evoluir. “Se a lei permite o livre arbítrio do médico, por que não utilizar o tratamento imediato?”.

Durantes os pronunciamentos na sessão ordinária, a vereadora Marly Zanette destaca que é uma defensora do tratamento precoce. A parlamentar lembra que vários membros da sua família contraíram o novo coronavírus e, na ocasião, realizaram o tratamento e se recuperaram. “Se o tratamento não faz bem, como é divulgado, aonde estão os nomes dos outros medicamentos que fazem bem? Até hoje eu não fiquei sabendo”, questiona Marly.

A parlamentar enfatiza que serão 30 dias para o projeto ser apreciado nas Comissão e encaminhado para votação. “Neste período poderemos perder muitas vidas. Eu também faço parte das Comissões e, por isso, peço agilidade. Seguir adiante o mais rápido possível. Só quem perde um familiar sabe a dor. E essas pessoas vão defender até no fundo do poço o tratamento. O importante é salvar vidas”, salienta a vereadora Marly.

O vereador Professor Oséias lembra que todos os projetos que tratam do tema Covid-19 entraram como regime de urgência na Casa e com este Projeto de Lei a urgência é pertinente também. “O projeto em si vai de encontro aos anseios da sociedade. Em questão de paridade e de equilíbrio é salutar o regime de urgência. Agradeço aos vereadores pela votação, porque todos os projetos que tiveram este tema entrou em regime de urgência”, agradece o vereador.

ESPERANÇA – O tratamento precoce é uma esperança da comunidade, de acordo com o vereador Gilson Francisco. Na sessão de ontem (14), o parlamentar cita que “pode ser que com o tratamento não precisamos mais ficar sufocados com uma máscara. É importante usar a máscara neste momento, usar álcool em gel e vamos torcer que o projeto se torne realidade na Câmara para o povo se livrar desta doença. Nós precisamos encontrar uma solução para a doença que mata muitas pessoas”, enfatiza o vereador.

Na sessão, dois vereadores, Dudu Barbosa e Elton Welter, votaram contra a tramitação de urgência do projeto de lei. Barbosa pontua que é preciso ter celeridade nas comissões internas independente da urgência do projeto. Já o parlamentar Welter votou para que o Projeto de Lei tenha tramite normal, porque ele entende a necessidade de votá-lo com lucidez. “Sou a favor de tratamento que tenha comprovação científica”.

Da Redação

TOLEDO