Plano Safra 2021/2022 é lançado hoje e setor rural do Oeste do PR vai analisar os dados

2

Alguns setores suspenderam suas atividades na pandemia do novo coronavírus. Outras atividades – consideradas essenciais – seguiram com os seus serviços, destacando, o trabalho no campo. São os produtores responsáveis pela segurança alimentar do Brasil como do Mundo. Para colaborar com este público, o Governo Federal lança, hoje (22), o Plano Safra 2021/22. Uma live com o tema ‘Agricultura Familiar no Plano Safra 2021/2022:

Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar: Avanços e Perspectivas’ acontece nesta quarta-feira (23).

O Plano Safra 2020/2021 contou com R$ 236,3 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional, um aumento de R$ 13,5 bilhões em relação ao plano anterior. Os financiamentos podem ser contratados até 30 de junho de 2021. Para o novo anúncio, existe a expectativa de um aumento no valor. Além disso, as taxas de financiamento deste ciclo ainda não foram reveladas, principalmente, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A taxa de juros mínima nessa modalidade do Plano Safra 2020/2021 era de 2,75%, mas essa porcentagem deve aumentar.

De acordo com o coordenador da Mesorregião Oeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) Ivan Decker Raupp, apesar de não ter ainda muita informação sobre o Plano Safra, espera-se que o recurso anunciado e as taxas de juros praticadas, no último ano, sejam suficientes.

No lançamento do Plano Safra 2021/2022, Raupp explica que a expectativa maior é para o anúncio relacionado a agricultura familiar. “Esperamos que tenha um aumento no limite de enquadramento do produtor classificado como familiar. Isso permitiria que um número maior de produtores realizasse investimentos na região”, comenta Raupp ao ponderar a importância do Governo Federal liberar um recurso suficiente. Por consequência, vai alavancar o projeto do Banco do Produtor Paranaense. “Pois, ele subsidia o juro do Governo Federal, ou seja, quanto maior o recurso, mais produtores podem ser apoiados, principalmente, na linha de investimento”.

CAUTELA – Na ocasião, o coordenador da Mesorregião Oeste IDR-Paraná enfatiza que quando o assunto é realizar novo investimento, o produtor rural está mais cauteloso. Os fatores são diversos, destacando o aumento do custo do material da construção civil. “São materiais que tiveram, no geral, uma elevação significativa”.

Por outro lado, as empresas integradoras, como as que fazem parte da cadeia da suinocultura, estão ampliando os seus investimentos. “Hoje, após o lançamento do Plano Safra, acredito que o produtor – por estar mais cauteloso – vai avaliar cada anúncio, principalmente, a condição deste plano, a taxa de juro estipulado, a situação de cada cultura e a perspectiva de preço”, menciona Raupp.

Ele destaca que o Plano Safra com maior volume de recurso deverá ter uma acolhida maior por parte do agricultor da região Oeste do Paraná. “É uma região dinâmica em termos de investimento e inovação. Com isso, o crédito é fundamental para esse processo. O anúncio do Plano Safra será acompanhado com muita expectativa pelo setor rural da região Oeste do Paraná”.

Da Redação

TOLEDO