Potencial econômico é ‘braço forte’ para retomada de voos comerciais

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Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho está sem a movimentação de voos comerciais. O local está em constante manutenção, atualização e melhorias visando a retomada das aeronaves e rotas que facilitam o deslocamento de empresários e turistas, atrai novos investidores e movimenta a economia local.

Toledo já provou por meio de pesquisa e de dados que a região necessita de mais opções de deslocamento aéreo. Em um ano de operações, mais de 30 mil passageiros passaram pelo terminal de Toledo, com média geral de ocupação nos voos com destino a Curitiba de 83% e dos voos que chegaram em Toledo de 76%.

Os números positivos consolidam que o Aeroporto colocou o município na rota do desenvolvimento atraindo mais negócios e investimentos para a região Oeste. Além disso, os voos encurtaram distâncias e tempo de deslocamento. No entanto, a pandemia da Covid-19 ‘abortou essa decolagem’ com a suspensão dos voos comerciais em Toledo a partir do dia 23 de março de 2020.

Com a retomada da economia e dos diversos serviços que foram paralisados ou reduzidos durante a pandemia, autoridades políticas e lideranças de Toledo buscam negociações com companhias áreas e o Governo Federal para trazer melhorias para o Aeroporto e o retorno dos voos comerciais.

Nesta semana, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo e o assessor jurídico, Alexandre Gregorio da Silva participaram de uma reunião na sede da empresa Voepass Linhas Aéreas, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) também estiveram no encontro. “Essa reunião foi muito positiva. Nós apresentamos o potencial do nosso aeroporto e da região Oeste para atrair a empresa Voepass para operar em Toledo”, cita Bonaldo.

EMPRESA – A companhia, denominada anteriormente como Passaredo Linhas Aéreas, é a mais antiga em operação no Brasil e concentra suas operações em sua sede, no Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto – Doutor Leite (Ribeirão Preto), e no aeroporto Internacional de Guarulhos (região metropolitana de São Paulo).

Atualmente, com uma frota composta por aeronaves de modelo ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500, a Voepass tem voos para diversos destinos do Brasil. Por meio de um sistema de codeshare com outras companhias, a Voepass oferece conexões para vários destinos nacionais, além de Buenos Aires.

A Voepass, quando era Passaredo, já operou no Aeroporto de Cascavel e Ponta Grossa. A companhia chegou a ter 44 destinos. Com a pandemia, a companhia também foi afetada e ficou mais de 100 dias com as aeronaves em solo. Agora a empresa está retomando os destinos e buscando expansão.

“A nossa pretensão foi apresentar o nosso aeroporto, o potencial econômico da região Oeste as possibilidades de voos para Guarulhos, Curitiba e demais conexões”.

Bonaldo salienta que a Voepass opera com aeronaves do modelo ATR 72, o mesmo que era utilizado pela Azul Linhas Aéreas no trecho Curitiba-Toledo. “Temos todas as condições para o retorno das operações comerciais e para receber a Voepass em Toledo. Existe um desejo do Poder Público e o interesse do setor empresarial para essa retomada”.

EXPANSÃO – Na ocasião, Bonaldo apresentou os dados de movimentação do Aeroporto de Toledo antes da pandemia. O estudo aponta um grande número de passageiros que viajaram de Toledo com destino a São Paulo e outras regiões do país. Os dados mostram a viabilidade do Aeroporto de Toledo e uma oportunidade de expansão para companhia.

“Mostramos os dados e a empresa se mostrou muito interessada. Com certeza abriu uma porta para novos diálogos e negociações. Foi muito produtiva essa reunião. A empresa tem um planejamento de crescimento e o mercado apresenta sinais de retomada e eles comentaram que Toledo está no ‘radar’ da companhia. Convidamos a empresa para conhecer Toledo, o potencial da região, a importante demanda e a não concorrência com Cascavel. Estamos de portas apertas”, afirma o secretário.

RETOMADA – Em relação ao retorno dos voos comerciais das Azul Linhas Aéreas, Diego Bonaldo cita que o Município ainda não teve uma posição da companhia. Em junho, a companhia anunciou que planejava para o segundo semestre expandir sua operação no interior do Paraná e retomar voos suspensos. Ainda sem data prevista para o retorno em Toledo, a Azul já começou um processo seletivo para contratar funcionários para atuar na base local.

“Nós também assinamos um aditivo de contrato de permissão de operação em Toledo. Estamos trabalhando para adquirir o Papi, via Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e a substituição da estação meteorológica. Nossa estrutura está apta para voltar a receber voos comerciais. Esses equipamentos são melhorias para o Aeroporto de Toledo. Estamos ansiosos para o retorno dos voos comerciais”, conclui Bonaldo.

Da Redação

TOLEDO