PPP da iluminação pública em Toledo será debatida em audiência pública

11

Toda a população de Toledo está convidada a participar nesta terça-feira (26), às 19 horas, de audiência pública que será realizada no Teatro Municipal com transmissão pelo canal da prefeitura no YouTube. Em debate, a parceira público-privada (PPP) que norteará o edital da licitação que será lançado em breve tendo a instalação e a manutenção do novo parque luminotécnico da área urbana da sede e dos distritos pelos próximos 13 anos como objeto.

Os termos da PPP já estão no hotsite (www.toledo.pr.gov.br/ppp) criado como ferramenta de consulta pública, etapa anterior à audiência do dia 26. A partir do que está proposto, os participantes do evento poderão tirar dúvidas e propor alterações pontuais na parceria que será firmada entre o município e a empresa que será contratada por meio de leilão que será realizado no início de 2022 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) – vencerá aquela que oferecer os serviços estipulados no edital com o menor valor contraprestação de operação (Opex) e investimento (Capex) pelo período do contrato.

O secretário do Planejamento e porta-voz da PPP, Neuroci Antonio Frizzo, observa que todas as perguntas serão respondidas pelos técnicos que se envolveram na constituição da parceria. “Depois de apresentarmos os detalhes do projetos, vamos abrir para os questionamentos, alternando aqueles feitos pelas pessoas presentes no teatro com aqueles que forem feitos nos comentários da transmissão. Caso alguma indagação fique sem resposta no momento, esta será respondida em seguida pela equipe envolvida neste processo”, explica. “Um ponto importante da audiência será o detalhamento da modelagem econômico-financeira, ocasião em que as empresas interessadas em participar da operação poderão também propor alterações pontuais. Imaginamos que estas mudanças não serão substanciais, mas poderão tornar ainda melhor esta pactuação”, pontua.
 

Frizzo convida a comunidade para prestigiar o evento, seja no Teatro Municipal (onde todas as medidas sanitárias de combate à Covid-19 serão tomadas) ou via online. “O momento de questionar, de tirar dúvidas é este. É só depois de fazer as alterações propostas na audiência é que conseguiremos concluir a elaboração e publicarmos o edital. O leilão na bolsa só acontece 60 dias após esta divulgação”, explica. “É de fundamental importância a sociedade tomar conhecimento desta PPP, que trará melhorias significativas para o nosso espaço urbano, proporcionando benefícios para os cofres públicos e para o meio ambiente, uma vez que menos recursos naturais serão empregados na geração da energia necessária para a iluminação pública de Toledo”, salienta.

Da Prefeitura de Toledo-PR