Praticidade: Guia de Transporte Animal começa a ser emitida em Novo Sarandi

11

Uma parceria firmada entre governo municipal e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) dará mais praticidade à rotina dos pecuaristas de Novo Sarandi e região. A partir de agora, a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), documento necessário para os rebanhos de propriedades de Toledo circularem dentro do estado, poderá ser realizada no próprio distrito, o mais populoso de Toledo.

Formalizado pela Portaria 235/2021 publicada pela autarquia em 30 de agosto deste ano, este grande avanço foi anunciado na tarde da última sexta-feira (8) em encontro realizado na unidade administrativa do distrito. O ato contou com a presença de produtores que possuem propriedades no entorno; do prefeito Beto Lunitti; do coordenador regional de defesa sanitária animal da Adapar, Gilmar Jorge Vieira; do diretor de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Luis Nogueira; do assistente regional de Novo Sarandi, Luiz Antônio Rettore e da servidora Regina de Oliveira, designada para a função de emitir as GTAs.

Em sua fala, Lunitti agradeceu a confiança depositada pela Adapar em Toledo e destacou a importância dessa autorização para a economia do município. “Recentemente o Paraná tornou-se área livre da febre aftosa sem vacinação, um avanço que ainda não há como medir em virtude das infinitas possibilidades de abertura de mercados que a nossa carne terá a partir de agora. Neste cenário, a questão sanitária é fundamental e, como dependemos muito da produção de proteína animal, nos colocamos à disposição para assumir parte desta responsabilidade”, explica. “Vamos analisar esta experiência em Novo Sarandi e, caso dê bons resultados, queremos replicá-las em mais distritos”, adianta.

Nogueira pontua que a autorização concedida pela Adapar para a emissão de GTAs tem como objetivos a redução de custos e a melhoria no controle do trânsito animal. “Para que isto fosse possível, houve primeiro o interesse do governo municipal e envio de solicitação à agência de defesa agropecuária. A partir disso, a servidora designada passou por um treinamento e agora os produtores não vão mais precisar vir à sede do escritório local deste órgão para obterem suas guias. Trata-se de uma contribuição importante de Toledo em termos de vigilância para a manutenção do status de ‘área livre de febre aftosa sem vacinação’ que o Paraná conseguiu após muito esforço, mas que também aproximará o município dos produtores, incentivando-os a também emitirem e entregarem as notas fiscais referentes aos produtos que comercializa”, observa. “É importante reafirmar que este gesto não aumenta em nada o imposto a ser pago pelo produtor, mas que representa um ganho significativo de arrecadação para o município com o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] repassado pelo Governo do Estado e isso se traduz em obras e serviços que beneficiam toda a população”, acrescenta.

Da Prefeitura de Toledo-PR