Prazo para atualização cadastral do rebanho encerra na próxima semana

6

Termina na próxima semana o prazo para a atualização cadastral do rebanho paranaense. A Campanha de Atualização de Rebanhos, promovida pela Agência e Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), começou no dia 1º de maio e encerra no dia 30 de junho. Após esse período de atualização, o trânsito não será possibilitado e o produtor poderá ser multado.

Em Toledo, das 2.196 explorações pecuárias cadastradas, 1.545 já realizaram a atualização do rebanho, o que representa 70,4%. Ainda faltam 651 explorações pecuárias (29,6%), de acordo com dados da última terça-feira (22).

Há uma semana do fim do prazo, o índice do município é superior à média do Paraná. Conforme o último levantamento realizado na segunda-feira (21), de um total de 191.069 explorações pecuária no estado, 112.602 (58.9 %) estão atualizadas, representando um índice de 58,9% e 78.467 ainda estão pendentes (41,1%).

O fiscal de defesa agropecuária e médico veterinário da Adapar Marcio Eidi Ogassawara explica que mesmo sem a vacinação contra febre aftosa, a atualização do rebanho é um trabalho importante a ser realizado pelos produtores. “O Estado do Paraná ao obter o Status de Livre de Febre Aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional (OIE), torna-se fundamental e ainda mais importante realizarmos trabalhos de vigilância no rebanho paranaense de forma efetiva e em caso de qualquer desafio sanitário, uma ação rápida para contenção de qualquer doença que possa afetar nosso plantel”.

A certificação internacional de área livre de febre aftosa foi concedida em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), depois de mais de 50 anos de esforço conjunto de entidades públicas e privadas e da cooperação de produtores.

GERENCIAMENTO – O médico veterinário da Adapar Marcio Eidi Ogassawara esclarece que a atualização do rebanho consiste em uma importante ferramenta para uma rápida ação. Com os dados, a Adapar tem um panorama de quantos animais e quais espécies estão na região/local da ocorrência, facilitando assim o gerenciamento das ações. “A atualização de rebanho se faz importante para a atualização desses dados”, complementa o veterinário.

Neste ano, a atualização deve ser feita em etapa única podendo ser realizada de forma presencial na Adapar, através do preenchimento de formulário próprio, no Sindicato Rural de Toledo, ou então de forma on-line através do site: www.adapar.pr.gov.br.

“A atualização do rebanho deve ser feita por todo produtor das espécies bovina, búfalos, suína, ovina, equídeos (equinos, asininos e muares), aves, peixes e abelhas”, comenta o Ogassawara.

A falta da atualização tem consequências para o produtor. Uma delas é o impedimento para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos. “Além de estar com a movimentação dos animais de sua propriedade bloqueada, o proprietário estará sujeito a penalidades, como multa que pode chegar a 10 UPF por exploração pecuária, em torno de R$ 1120,15”, conclui.

Da Redação

TOLEDO