Pré-candidata Carol Arns visita região Oeste e dialoga sobre as demandas

0 59

Filha do senador Flavio Arns, Carol disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná nestas eleições. A pré-candidata deputada estadual visitou, na última quarta-feira (4), o JORNAL DO OESTE, e participou do Programa Fim de Tarde com o Editor. Durante essa semana, Carol Arns cumpriu uma série de compromissos na região, especialmente, no município de Cascavel.

Neste pleito eleitoral, de acordo com a pré-candidata deputada estadual, a sociedade passa por um período econômico difícil. “Nós precisamos de prioridades diferentes. Por exemplo, o reflexo da inflação pode ser observado em uma compra ao supermercado. Além disso, temos hospitais que ainda precisam da nossa ajuda ou entidades sociais que necessitam de recursos para o atendimento. Acredito que a prioridade precisa ser nas áreas econômica e social”.

VIDA NA POLÍTICA – A decisão de ingressar no mundo da política teve a influência do convívio de seu pai, o senador Flavio. “Em função da deficiência do meu irmão, o meu pai decidiu se dedicar a área política e desde pequena acompanho o meu pai e o meu irmão”, afirma Carol Arns ao complementar que acesso à escola e a saúde foram temas debatidos em seu lar. “Durante o café, o almoço ou o jantar, essas temáticas eram abordadas, porém de maneira natural”.

Ela ainda recorda que quando o seu pai ingressou na política existia a dificuldade para conseguir – por exemplo – uma prótese, pois era preciso solicitar para um vereador ou um deputado. “Hoje, conseguimos uma prótese no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, as nossas dificuldades estão relacionadas a área social e não podemos perder a esperança. É um ano eleitoral, um ano importante e exige coragem e força para colocarmos nos meios de comunicação as nossas necessidades”.

SOCIAL – Carol Arns é sobrinha de Zilda Arns, uma médica, pediatra e sanitarista. Zilda foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa e Carol afirma que a questão social será uma de suas bandeiras na política. “Quero defender no que acredito. A minha bandeira é colaborar com as entidades do terceiro setor, comunidades terapêuticas, Santas Casas do Paraná, enfim”, declara a pré-candidata a deputada estadual.

Zilda Arns faleceu há 12 anos e, de acordo com Carol, muitas pessoas falam dela como se tivesse partido um mês. “O trabalho da Pastoral da Criança continua firme; está presente em mais de 2.600 municípios do Brasil e atende um milhão de crianças. Tia Zilda fez um trabalho construído por muitas pessoas e ela sempre acreditou no potencial, especialmente, das mulheres. Ela é referência para as mulheres e exemplo de força e de dedicação. Nós seguimos com o seu trabalho”, menciona a pré-candidata.

CONCILIAR – No campo político, Carol Arns considera um desafio maior para a mulher, porque cada uma precisa superar barreiras presentes na sociedade. “Eu sou pré-candidata a deputada estadual e enfrentarei preconceitos e pessoas que querem ou não votar em uma mulher. Isso precisa mudar radicalmente”.

Ela cita que as mulheres são, atualmente, 52% dos eleitores e dos 54 deputados eleitos no Paraná, cinco somente são deputadas. “Se alguém não se agradar com as minhas propostas não precisa votar em mim, mas vote em uma mulher. Uma mulher competente para nos representar na Assembleia Legislativa”.

Carol Arns acrescenta que a grande riqueza está na soma das diferenças da mulher e do homem. “A mulher tem o acolhimento e a sensibilidade diferente. Sou de Curitiba e quando candidata a vereadora, fechamos a chapa. Naquele momento, tinham 27 candidatas mulheres. Mas, como a data da eleição começou a mudar devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), 13 mulheres desistiram e a maioria justificou que faltava o apoio na família. Precisamos avançar nesta reflexão”.

CENÁRIO – Conforme a pré-candidata a deputada estadual, esse cenário pode mudar com uma boa educação. “Precisamos construir uma sociedade melhor e a educação é uma ferramenta. Precisamos educar os meninos e as meninas sobre a questão do compartilhamento e as responsabilidades da vida”.

Carol Arns enfatiza que acredita na força da mulher e precisa usar a favor dela. “Chegou o momento da nossa geração dar o exemplo que podemos mudar o cenário, no entanto, precisamos fazer isso desde pequeno. Educar com mais igualdade e respeito. A sociedade está diferente e olha de um jeito diferente!”.

AGENDA – Na região, Carol Arns participou de diversas reuniões para planejar a campanha. “Pretendo realizar um trabalho a favor das lideranças, pois não temos a verdade. Ela não é constituída por uma visão apenas, e sim, é preciso dialogar com as entidades, conhecer as demandas, o que devemos defender na Assembleia e o que podemos melhorar”, afirma a pré-candidata.

Ela pondera que pretende traduzir os anseios da população em futuros Projetos de Lei para o Paraná. “Quero que o Estado seja referência no respeito ao ser humano e para as pessoas que fazem uma função social. Queremos uma sociedade mais justa e humana!”, finaliza Carol Arns.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário