Prefeitura de Toledo e Bom Jesus firmam compromisso de ajustamento de conduta

0 13

O Município de Toledo e a Associação Beneficente de Saúde (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, firmaram um compromisso de ajustamento de conduta para a adequação das condições sanitárias da unidade. O documento foi assinado na última terça-feira (19) e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (20). Os técnicos da Vigilância Sanitária de Toledo realizaram inspeções na unidade hospitalar em diversos dias, como 9 de dezembro do ano passado, 7 de janeiro deste ano, 10 a 13 de janeiro de 2022 e 17 de janeiro com a finalidade para renovação de Licença Sanitária.

De acordo com o documento, os técnicos constataram algumas irregularidades, as quais geraram um auto de infração e culminou na instauração do processo administrativo sanitário.

Por sua vez, a liberação da licença sanitária do estabelecimento hospitalar aconteceu diante do compromisso de ajustamento de conduta seja assinado entre Município e Hoesp.

O ajustamento de conduta ainda suspende o Auto de Infração e a exigibilidade da respectiva multa. Caso a unidade hospitalar não cumpra qualquer das cláusulas no Hospital pagará multa diária no valor de R$ 800,00 cujo valor será revertido em favor do Fundo Municipal de Saúde.

IRREGULARIDADES – Na vistoria, os técnicos observaram diversas irregularidades, entre elas, a prescrição de medicamentos, pois o Hospital não atende ao requisito mínimo referente à legibilidade para as prescrições manuais. Assim, como não atende a informação clara da diluição e da velocidade de infusão.

Uma das cláusulas do acordo prevê a segurança do paciente. De acordo com o documento, não há conferência com dupla checagem na administração de medicamento de alta vigilância. Outra irregularidade observada pela equipe é sobre incidente relacionado a medicamentos em pacientes que não são notificados (Notivisa), investigados e as medidas preventivas não são implantadas.

Conforme o documento, o Hospital não estaria realizando a investigação por meio de sistema de vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, utilizando metodologia de busca ativa, com registro de informações.

Além disso, a unidade hospitalar não apresentou avaliações periódicas dos dados do perfil de sensibilidade das bactérias isoladas no sítio infeccioso, oriundas da microbiota hospitalar em relação aos antimicrobianos padronizados. A instituição não utiliza formulário de prescrição de antimicrobiaos como metodologia de controle. Também não possui fluxo sequencial e unidirecional de procedimentos observando-se a barreira física e técnica.

Os técnicos ainda notaram que o Hospital dispõe de Sistema de Geração de Energia, com alimentação chaveada automaticamente; também não apresentou garantia de suprimento de energia por no mínimo de 24 horas e não apresentou laudo técnico do funcionamento do sistema de emergência emitido por profissional habilitado.

Entre as diversas melhorias que precisam ser realizadas no Bom Jesus, os técnicos diagnosticaram que a estrutura física apresenta infiltrações e rachaduras; o Hospital não apresentou Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde e não apresentou projeto arquitetônico aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou Secretaria de Estadual de Saúde (Sesa). Sobretudo, a edificação, as instalações e os ambientes não estão em conformidade com o projeto aprovado.

Segundo o documento, muitas das irregularidades devem ser sanadas no prazo de 12, 36 ou 48 meses após a assinatura do termo, dependendo de cada uma, sendo que algumas delas já foram resolvidas. Na sequência, os técnicos realizarão uma nova vistoria no Hospital Bom Jesus.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário