Prefeitura de Toledo e Unipar firmam parceria para Escola de Esportes

20

Na última sexta-feira (23), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi firmado o convênio da Escola de Esportes, programa que vai ser colocado em prática em uma parceria entre o Governo Municipal e a Universidade Paranaense (Unipar). A intenção é promover o esporte, a cultura e a saúde dos alunos dos quartos e quintos anos da rede municipal, com atendimento especializado dos acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia e Educação Física, além do acompanhamento de servidores municipais das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Smel), Educação (Smed) e Cultura.

Neste primeiro momento serão atendidas as Escolas Municipais Carlos João Treis (Vila Paulita), Walmir Grande (Panorama II), José Pedro Brum (CAIC/Maracanã), Ivo Welter (Santa Clara IV) e Waldir Becker (Fachini).  As atividades acontecerão no Campus II da Unipar e as crianças serão transportadas pelo município. “Estaremos proporcionando educação de qualidade e o bom uso do tempo que estas crianças permanecem nas instituições. Só temos a agradecer todo este envolvimento da Unipar, da Smel, da Smed, da Cultura e das escolas que serão beneficiadas”, afirmou a secretária da Smed, Elisângela Batista.

O ato contou com a presença de representantes das escolas municipais envolvidas, dos coordenadores dos cursos e do diretor do campus da Unipar Ângelo Alfredo Sucolotti, das secretárias municipais da Smed e Smel e do prefeito Beto Lunitti.  “Ficamos honrados em ter um projeto envolvendo pessoas interessadas em encantar nossos estudantes. Nosso governo tem um olhar forte e firme quando se trata do atendimento às nossas crianças, pois elas precisam evoluir com conhecimento e inclusão”, disse Beto agradecendo a parceria com a universidade. Lunitti também parabenizou as secretarias municipais integrantes do projeto.

De acordo com a secretária da Smel, Marli Gonçalves Costa, a ação nasceu junto à Secretaria de Esportes e Lazer e de forma rápida foi apresentada e desenvolvida junto com a Secretaria da Educação. “Quando falamos em políticas públicas, precisamos pensar em quem mais precisa. Ainda não temos esse projeto se desenvolvendo na prática, mas quando ele acontecer de fato, vocês verão a alegria e o avanço das crianças atendidas”. Marli ainda reforçou as parcerias desenvolvidas com a Unipar. “O ‘Recreação’ e o ‘Idoso em Movimento’, que já foi considerado o melhor programa de esportes do Brasil, já contam com a participação da Unipar. Além da Escola de Esportes, mais novidades virão, como a natação para crianças com Síndrome de Down que já está se desenhando e em breve terá novidades”, anunciou. 

Para as diretoras das escolas envolvidas, a oferta de um atendimento especializado em educação física e outras áreas vai somar ao ensino integral já disponibilizado às crianças. A formação em Pedagogia permite a realização de atividades, porém agora as crianças terão especialistas cuidando deste desenvolvimento. Outro destaque foi a preocupação em atender unidades que estão em bairros com mais situações de vulnerabilidade social. “Nossas crianças terão a oportunidade de conhecer outros ambientes, de acessar um esporte e de ter um atendimento de forma integral nestas áreas, além da interação social”, comentou a diretora do CAIC Juliana Aparecida Santos Fretta.  

Parceria com a Unipar

A Unipar está há quase três décadas em Toledo e os cursos parceiros do projeto Escola de Esportes foram implantados há mais de 20 anos, sendo o de Farmácia, com 24 anos, o mais antigo. Educação Física e Fisioterapia fazem 21 anos que oferecem formação no município. “Toledo foi a primeira cidade a receber um campus da Unipar fora de Umuarama. Estamos há quase 30 anos atuando em Toledo e nossa missão é educação. A mantenedora nos dá o suporte e a nós cabe o trabalho, as parcerias com a comunidade. Vamos dar nossa contribuição e queremos somar com a comunidade toledana colocando nossos cursos à disposição”, disse o diretor do campus Ângelo Zucolotti.

Já o professor e coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Robson Recalcatti, o atendimento na primeira infância é importante porque é momento da criação dos dos hábitos saudáveis e que vai combater o sedentarismo lá na frente. “Vivemos uma pandemia que é a da Covid-19, mas temos uma outra pandemia que é a obesidade e que se acentuou agora com essa doença. Veja, na maioria dos grupos de risco, com exceção dos idosos, estão pessoas com obesidade e problemas associados ao sobrepeso, como o diabetes e hipertensão”, disse. Sobre a parceria, Recalcatti afirmou que são estas ações que fazem o trabalho valer a pena. 

Da Prefeitura de Toledo-PR