Prefeitura e BRF buscam solução para pontos de conflito no trânsito

5

A segurança no trânsito e a busca pela diminuição dos acidentes foram pontos centrais de uma reunião virtual entre representantes da Prefeitura de Toledo e da BRF nesta quinta-feira (08). A empresa e o poder público municipal estão empenhados em encontrar formas de melhorar o fluxo e a trafegabilidade no entorno da indústria e também nas rodovias municipais, estaduais e federais por onde circulam os caminhões com matéria prima e os produtos industrializados.

A empresa mapeou os pontos de maior conflito e nas vias de grande circulação e destacou alguns locais, em especial trechos urbanos entre eles o anel viário formado pelas Avenidas Egydio Munaretto e Cirne Lima. Tudo foi apresentado ao prefeito Beto Lunitti e ao secretário de Segurança e Trânsito Arthur Almeida. Lunitti disse que já existem diversas ações em andamento, como os trâmites para a duplicação da Egydio Munaretto entre o viaduto da BR-467 e a rotatória com a Rua 1º de Maio.

Outro local de conflito identificado era um acesso irregular ao Jardim da Mata, situação já resolvida segundo informações da Secretaria de Segurança e Trânsito. “Foram instalados equipamentos (guard rail) para impedir o acesso diretamente à PR-317 desde que foram concluídas as obras da via marginal ligando com a Rua 1º de Maio”, explicou. O acesso dos caminhões para carga dos produtos pela Avenida Senador Atílio Fontana é outra situação que já está sendo estudada.

Algumas intervenções sugeridas fogem às competências da administração municipal e fazem parte da alçada do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), como a obstrução da visibilidade pela vegetação nas margens da PR-317, entre os trevos de São Pedro do Iguaçu e de Ouro Verde do Oeste. “É um trecho que não podemos intervir, mas vamos comunicar os órgãos responsáveis, tensionando a manutenção constante. Fui informado que foi realizada uma limpeza há alguns dias e vamos solicitar que se mantenha desta forma”, disse Beto.

O gestor municipal ainda sugeriu um estudo mais aprofundado para solucionar os problemas da rotatória no entroncamento das Avenidas Egydio Munaretto e Senador Atílio Fontana. “Vamos somar forças, sermos parceiros na busca por uma solução para este local. Talvez uma trincheira ou outra saída”, reforçou.

A empresa anunciou que vai promover campanhas de conscientização em rádio e outdoors e pretende continuar mantendo o contato com a Prefeitura de Toledo para ampliar os trabalhos. “Vamos construir bons planos. Buscamos uma Toledo ainda melhor, pois temos compromisso com as comunidades onde estamos instalados. Vamos ver planejamentos, nos debruçar sobre plantas, para resolver os problemas. Nossa intenção é fazer as coisas acontecerem, sermos efetivos”, afirmou o Consultor de Relações Institucionais e Governamentais, Rafael Santos. 

Um encontro presencial deve ser realizado já na próxima semana.

Da Prefeitura de Toledo-PR