Prefeitura e Sicoob Meridional firmam parceria para coleta de pilhas e baterias

13

Dar a destinação correta para pilhas e pequenas baterias (celular, brinquedos e demais dispositivos pequenos). Com este intuito, a Prefeitura de Toledo celebrou um termo de cooperação com o Sicoob Meridional. A ação integra o rol das boas ideias provenientes do Junho Verde e os recipientes para depositar as pilhas devem ser disponibilizados no início de julho.

A parceria tem como intuito oferecer a logística reversa destes materiais e a realização de oficinas de educação ambiental, por meio de cooperação técnica, contribuindo para a destinação ambientalmente correta desses passivos ambientais, com a diminuição da contaminação dos ecossistemas naturais e intoxicações humanas. “São materiais contaminantes e podem gerar prejuízo para a população em relação à saúde. Esse convênio é muito bom para o poder público”, comentou o secretário da SMDAS, Maicon Stuani.

As pilhas demoram cerca de 450 anos para se decompor, além de liberarem substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos. Os dados foram informados pela presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins. “Uma única pilha pode comprometer até 20 mil litros d’água e prevenir todos esses danos é um dos motivos da nossa cooperativa incentivar o descarte correto”. Solange ainda comentou que em nove anos a campanha arrecadou aproximadamente 7 toneladas de pilhas e baterias.

A parceria, segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente Lílian Cardoso, vai auxiliar na destinação correta deste tipo de material inservível, inclusive o que chega a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo (Coopertol). “Teremos neste espaço também a separação das pilhas, pois algumas pessoas ainda colocam junto aos materiais recicláveis e nossa central não consegue encaminhar”. A coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, Thaisa Dullius, reforçou a importância da cooperação entre a Prefeitura e o Sicoob principalmente por, além do recolhimento, prever a educação e orientação sobre o descarte correto deste tipo de material.

Para o especialista em Desenvolvimento Cooperativista, Airton Bagli, o Sicoob antes de empreender a campanha cercou-se de todos os cuidados. “A intenção é a sustentabilidade. Encontramos um instituto consolidado, com as certificações necessárias, a Associação Fukuoka, para realizar este trabalho. Ela garante a reciclagem deste material”. Bagli ainda falou que os pontos de recolhimento das pilhas e baterias estarão dispostos em repartições públicas, por meio de bombonas e caixas para depósito dos inservíveis.

“É por essas ações que o Sicoob se tornou uma referência em cooperativismo e desenvolvimento”, disse o prefeito Beto Lunitti. O gestor toledano ainda destacou que a cooperativa encanta as pessoas por seu trabalho junto ao campo social. “É a economia a serviço da vida. Estamos promovendo o futuro. Esta ação pode parecer pequena, mas é gigante”. Presente no evento, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, completou que é preciso pensar em ações que atendam a sociedade de forma bastante abrangente. “Temos que parar de achar que é somente gerar lucros. Essas ações, entre outras, nos motiva a sermos parceiros e divulgar este trabalho”, concluiu.

TOLEDO