Prefeitura firma contrato para reforma da Biblioteca Pública Municipal

0 4

Um dos prédios públicos mais tradicionais de Toledo vai ser revitalizado. No mês de março serão iniciadas as obras que irão modernizar o Centro Cultural Oscar Silva, local que abriga, entre outras estruturas, a Biblioteca Pública Municipal. Os investimentos serão de aproximadamente R$ 1.665.000,00. A assinatura foi realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito na última terça-feira (22) e acompanhada por representantes do Executivo e Legislativo Municipal.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, afirma que o momento era muito aguardado, por ser uma grande conquista da cultura toledana. “A reforma é muito necessária e aguardada. É um prédio construído na década de 1970 cuja última reforma ocorreu em 2002 e, desde então, nenhuma intervenção ou manutenção foi realizada ali. Em 2019 o Corpo de Bombeiros liberou o alvará de funcionamento do espaço desde que o pavimento superior fosse interditado, pois este apresentava problemas na estrutura”, relata. 

Rosselane ainda lembra que com essa revitalização, será possível disponibilizar um equipamento público mais seguro, moderno e confortável para usuários e servidores, com acessibilidade, auditório, salas para estudo e de reserva técnica.

Para o prefeito Beto Lunitti, a intervenção contribuirá para a manutenção de importantes registros históricos. “Além de todo nosso acervo literário, outro ponto importante em relação à reforma é que ela nos possibilitará a transferência dos antigos equipamentos do cinema que funcionava no endereço. Agora eles poderão ser retirados e levados ao Museu Willy Barth, uma operação que não foi possível realizar junto com a mudança da sede do Museu”. 

Mudança – O prazo para a execução da reforma da Biblioteca Pública Municipal é de 10 meses a contar da assinatura da ordem de serviço. Enquanto os trabalhos da empresa não se iniciam, a equipe se preparou para a mudança para o novo endereço provisório na Avenida Parigot de Souza, 2946, a uma quadra do Parque Ecológico Diva Paim Barth

A primeira etapa foi a suspensão do empréstimo de livros e o encaixotamento dos livros, trabalho iniciado ainda em 2021. Centenas de caixas que guardam o amplo acervo da principal biblioteca da cidade, com cerca de 62 mil volumes – 42 mil acessíveis à população e 20 mil em reserva técnica – já estão prontos para serem transportados para a sede provisória, ação prevista para acontecer em março.

Alternativas – Como o novo endereço da Biblioteca Pública Municipal precisa de alguns ajustes, ainda vai levar algumas semanas para o espaço abrir as portas para o público. Enquanto esse momento não chega, os apaixonados pela leitura não ficarão desamparados. A secretária pede que a população procure e, caso queira levar livros para casa, faça sua carteirinha na Estação da Leitura, dentro do Terminal Urbano, e/ou na extensão da Vila Pioneiro, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer – ao todo, estes espaços contam com cerca de 20 mil exemplares à disposição. 

“Por todo este tempo em que a unidade do Centro parou de fazer empréstimos e nos últimos dias ficou fechada, ambos os espaços funcionaram e continuam atendendo normalmente. Portanto, todo o nosso planejamento em relação a este momento de transição, está sendo seguido à risca e nossos leitores não estão desassistidos”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário