Primeira etapa do Circuito Municipal de Cicloturismo é sucesso em Dez de Maio

11

Com o objetivo de incentivar a prática desportiva, a primeira etapa do Circuito Municipal de Cicloturismo aconteceu no último domingo (16). Na primeira fase, está sendo feito o traçado do roteiro, pelo interior da cidade, que será batizado de ‘As belezas de Toledo’. A proposta visa resgatar o patrimônio histórico e natural do município.

De acordo com o idealizador do projeto Jean Zeni, a intenção é de que a iniciativa passe pelos distritos e linhas de Toledo. “A ideia do Circuito surgiu há dois anos. Eu já pedalei por várias vezes nas etapas de cicloturismo da Adetur e ficava pensando que Toledo não tinha um evento para mostrar as suas belezas”.

Mesmo diante do cenário de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, a ideia foi tirada do papel e o evento se tornou uma realidade. “Unimos forças com parceiros para viabilizar a realização do evento e a avalição é positiva”, afirma Jean.

O PEDAL – Ciclistas de toda a região participaram da primeira etapa. “O distrito de Dez de Maio recebeu representantes de 16 municípios e o total de 250 ciclistas. O dia esteve agradável”, salienta o idealizador.

Linha Angola, Km 41, Cerro da Lola, Flor da Serra e Linha Três Quedas fizeram parte do roteiro dos ciclistas. Ao todo foram 250 pessoas pedalando pelas estradas de Toledo. “O passeio agradou a todos e atendemos a expectativa dos ciclistas”, comenta o organizador.

De acordo com Jean, toda a equipe responsável pela realização do evento trabalhou com um número reduzido de inscrição. “Decidimos limitar em 250 inscrições para a primeira etapa em função da pandemia, pois o Clube Socedema tem capacidade para atender 1034 pessoas na área interna do Pavilhão do Bolão e trabalhamos com aproximadamente 300 pessoas. Enfim, seguimos as orientações dos protocolos sanitários e o melhor, cada ciclista respeitou a nossa orientação e o protocolo elaborado pela organização”.

Ao todo serão cinco etapas por ano. A segunda etapa deve acontecer no dia 11 de julho, o local ainda será definido. Dois distritos estão sendo cogitados, são eles: Linha São Paulo e Bom Princípio. Na etapa final, a organização vai sortear uma bicicleta. Para participar do sorteio, cada ciclista deverá ter participado de no mínimo três etapas.

A secretária Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) Marli Gonçalves da Costa, conta que o objetivo é realizar um grande planejamento das atividades de bike. Ela explica que os objetivos são promover ações para os ciclistas que gostam de participar de ecoturismo ou para quem pedala na modalidade speed ou mountabike. “Toledo tem muitas pessoas praticando pedal. São pessoas que usam a bike para ir ao trabalho, para o lazer como também para a atividade física. O Município tem áreas lindas que dá acesso por meio da bike e trabalharemos nesta linha”.

Marli revela que o Governo realiza um estudo em relação as estradas do interior da cidade, desde sinalização como a possibilidade de implantação de ciclovias. Ela ainda complementa que o esporte é essencial para a saúde das pessoas “As atividades ao ar livre, como é o caso o pedal, nós devemos e podemos praticar, desde que sem aglomeração e com todos os cuidados”.

Da Redação

TOLEDO