Primeiras doses contra Covid-19 serão aplicadas nas UBS’s a partir da quarta

2

A Secretaria de Saúde anunciou nesta terça-feira (14) a descentralização da aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A partir da quarta-feira (15) os imunizantes serão aplicados nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da sede e interior do município. As doses estão disponíveis para pessoas a partir de 12 anos.  

A intenção é manter, nos dois pontos de vacinação destacados no Ginásio de Esportes Hugo Zeni e Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro), apenas a aplicação das segundas doses. “A procura pela primeira dose teve uma diminuição significativa devido à força tarefa realizada no fim de agosto”, explica o secretário interino e diretor geral de Saúde, Fernando Pedrotti.

Para atender esta demanda, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou uma formação com os servidores municipais das UBS’s. “Também servirá para eles já se ambientarem, pois a dispensação das terceiras doses vai acontecer por meio das unidades de cada bairro”, explicou a diretora do setor, Juliana Beux Konno.  

Segundas doses – As segundas doses, de acordo com Fernando Pedrotti, devem seguir nos dois pontos distintos devido à grande procura pelo imunizante. “Tivemos a aplicação de mais de 1800 segundas doses. Além disso, as doses são de laboratórios diferentes – Astrazeneca, Coronavac e Pfizer – o que dificultaria a logística de distribuição”, explica.

Da Prefeitura de Toledo-PR