Professores de Educação Física participam de capacitações nesta terça-feira

0 5

Com o objetivo de formar e atualizar os servidores, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) promove a capacitação dos professores que atuam com a disciplina de Educação Física na rede Municipal. As atividades iniciaram ontem (31) e uma nova programação acontece hoje (1º).

Nos períodos matutino e vespertino da última segunda-feira, os professores participaram da iniciação desportiva do basquete e do xadrez. Hoje, acontece a iniciação desportiva do voleibol e do badminton.

Conforme a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, as capacitações foram idealizadas e realizadas no ano passado e elas tiveram bons resultados. “Essas atividades também colaboram para que o servidor com hora negativa consiga normalizar sua situação”. Marli explica que devido a pandemia, muitos trabalhadores ficaram com horas negativas ainda do governo anterior. “Na minha atuação, como gestora, não foi gerada hora negativa, mas existem servidores que precisam findar essa situação ainda do passado”, enfatiza a secretária.

Marli complementa que os servidores de Educação, mais precisamente os profissionais que atuam na Smel, precisam participar de capacitações para promover os avanços em suas carreiras. “Nós desejamos sempre manter o nosso servidor atualizado, principalmente, o professor de Educação Física. É ele quem trabalha com as crianças e, por isso, destacar a importância e a valorização desta disciplina no Ensino Fundamental na primeira fase”.

PREPARAÇÃO – No xadrez, o professor Sérgio Luiz Herkert preparou um material para repassar informações básicas aos docentes. Trata-se de um conteúdo que é possível trabalhar a iniciação do xadrez com os estudantes nas escolas. “No cronograma de atividades, procurei dividir o tempo para repassar o conhecimento. Um dos conteúdos foi a história do xadrez”.

Na sequência, Herkert apresentou as peças do tabuleiro, os seus movimentos, as capturas, como e quando acontece o xeque-mate ou o rei afogado. “Também repassei informações por meio de um aplicativo, o qual é importante tanto para o nível de iniciação como de rendimento”.

O professor de xadrez Sérgio comenta que os seu colegas precisam estar confiantes ao repassarem as informações da modalidade para os seus alunos. “O xadrez é um esporte que possui um vasto material de trabalho tanto para o jogador que está iniciando como para quem já compete”.

Ele comenta que o professor tem papel fundamental ao incentivar com que a criança crie o gosto por jogar o xadrez, sempre respeitando as suas limitações. O xadrez auxilia na concentração e no raciocínio lógico, entre despertar outras habilidades. A ideia é levar o esporte para todas as pessoas de forma igual e será interessante que mais crianças tenham acesso ao xadrez”.

COMPETIÇÃO – As capacitações dos professores fazem parte da organização, em 2022, dos Jogos das Escolas Municipais de Toledo. De acordo com a secretária da Smel, Marli, as características do evento serão modificadas neste ano. “Será uma grande festa para as crianças, principalmente, os estudantes dos quartos e dos quintos anos. Eles participarão das atividades em um local diferente de seu ambiente”.

A secretária revela que a proposta é promover uma disputa entre as turmas em diversas modalidades, como mini voleibol, mini basquetebol, futsal ou xadrez, entre outras. “Pretendemos adaptar as regras para o nível de idade da criança. Assim a competição acontecerá de uma maneira mais justa e recreativa, que é o essencial”, finaliza Marli.

Da Redação

Deixe um comentário