Projeto ambiental entrega copos duráveis aos colaboradores da FAG Toledo

9

A Coordenação de Pesquisa e Extensão (Coopex) da FAG Toledo entregou na última semana para os colaboradores do setor administrativo, do setor de apoio e docentes da instituição um copo reutilizável, com o propósito de que estes substituam os copos descartáveis. “A vida útil de um copo plástico descartável costuma ser de alguns minutos ou até segundos, enquanto no meio ambiente o material demora em torno de 400 anos para se dissolver. Já o copo de acrílico, pode ser utilizado durante anos, sendo uma grande vantagem para o meio ambiente”, explica a coordenadora da Coopex, Maristela Bendo.

O recurso para a compra dos copos, também vem de uma iniciativa sustentável: o projeto “Papel nosso de cada dia”, que iniciou em 2018 como um desafio envolvendo todos os colaboradores, para a redução do uso de papel, reutilização e reciclagem. Em dois anos o projeto conseguiu reduzir em 20% o consumo de folhas novas de papel e encaminhar mais de duas toneladas de papel usado para a reciclagem.

“Este material descartado que antes era colocado no lixo comum, passou a ser separado e enviado para uma associação da cidade que trabalha com reciclagem”, explica Maristela. A folha de papel A4 utilizada para impressão é produzida a partir do eucalipto. Cada árvore é capaz de produzir 20 resmas com 500 folas ou 10 mil folhas de papel.

No ano de lançamento do projeto, outra iniciativa deu o pontapé inicial para a redução do uso de copos descartáveis. Os colaboradores foram presenteados com uma xícara de cerâmica para o consumo de chá e café, o que gerou imediatamente a redução de 10% no consumo dos descartáveis.

Alvaro Soares

TOLEDO