Projeto Comunitário da PUCPR desenvolve ações sociais com a população

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A disciplina de Projeto Comunitário da Pontifícia Universidade Católica (PUC) é destinada a todos os acadêmicos de graduação da instituição. Nela, o estudante desenvolve ações sociais e identifica políticas institucionais de atendimento a diferentes públicos.

Segundo a professora responsável pela disciplina Deise Parise dos Santos, cada acadêmico é capaz de reconhecer-se como estudante-agente no contexto da sociedade contemporânea, conscientizando-se quanto a possível atuação profissional nesse contexto, ressignificando valores e sentido da vida.

O Projeto Comunitário foi implantado na PUCPR em 2002, aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), por meio da Resolução 107/2001. “É uma disciplina comum a todos os cursos de graduação caracterizada como atividade complementar de 30 horas. A intenção da PUCPR com esta iniciativa é levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida”.

PROCESSO – Com a pandemia da Covid-19, a PUCPR iniciou um processo de aprendizagem remoto online para todas as disciplinas presenciais para que seus alunos continuassem tendo uma educação de qualidade e de referência.

A professora relata que o Projeto atende 16 instituições parceiras localizadas nas cidades de Toledo, Assis Chateubriand, Cascavel, Nova Santa Rosa, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena e Vila Nova.

“A disciplina Projeto Comunitário se adaptou aos novos moldes e iniciou as atividades remotas. Ela instiga seus alunos a realizarem, virtualmente, propostas de atividades que são destinadas as instituições parceiras e seus beneficiários”, destaca Deise.

Durante as atividades, os acadêmicos criaram folders com os direitos dos idosos, receitas saudáveis para adolescentes, vídeos educativos de hora do conto e musicalização, vídeos sobre como manter os cuidados com o jardim com os animais, criação de páginas do Instagram, folders de apresentação e divulgação de seus trabalhos realizados pelas instituições parceiras, entre outras inúmeras ações propostas pelos alunos.

A professora cita como exemplo o projeto desenvolvido pela acadêmica Maria do Carmo. Deise explica que ao perceber a grande dificuldade das crianças no contexto escolar visto que, com a pandemia e a impossibilidade das crianças estarem em suas salas de aula, com o contato com os professores e muitas vezes não tendo o acesso a tecnologia, pediu autorização para realizar a atividade na Escola Municipal Professor Herique Brod, de modo remoto/virtual e atender crianças com dificuldade de aprendizagem.

“A proposta logo foi vista com bons olhos, pois, a PUC quer ter a possibilidade de ajudar por meio dos nossos alunos e disseminar educação e transformar almas e corações”, enfatiza a professora Deise ao complementar que a aluna Maria do Carmo surpreendeu expectativas e realizou um belíssimo trabalho acompanhada de seus colegas. “Foram aulas cheias de energia, contação de histórias com muito amor, inclusão social e empatia pelo momento que estamos vivendo”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO