Projeto de modernização da iluminação pública é apresentado para vereadores e equipe de governo

8

A possibilidade de contar com um moderno sistema de iluminação pública em Toledo, gerando mais conforto, beleza, economia e segurança foi a temática de um encontro com vereadores e vereadoras, representantes da Caixa Econômica Federal e os integrantes da equipe de gestão do município de Toledo nesta terça-feira (18). A intenção era posicionar os integrantes da Câmara de Vereadores e da administração municipal sobre uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Governo Federal através do Fundo de Apoio a Estruturação de Projetos de Concessão (FEP Caixa). 

Trata-se de uma Parceria Público Privada (PPP) na área de iluminação pública que tem por finalidade melhorar a qualidade de vida e dos serviços de iluminação pública para a população de Toledo. A PPP é uma forma inovadora de gestão pública e sinergia entre diferentes atores. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Neuroci Antonio Frizzo, a concessão é diferente de quando se realiza uma privatização. “Neste caso temos uma parceria para a gestão, com tempo determinado, sem que o município perca. Após o término da PPP o município mantém todo o parque luminotecnico”, explicou.

Além disso, Frizzo expôs as vantagens oriundas da modernização, como a implantação das lâmpadas de led que reduzem em 60% a economia de energia. “Isso poupa recursos naturais, gerando menor impacto ambiental”. 

Esse investimento retornará em ganhos no médio e longo prazo. Vale considerar que o modelo atual de iluminação pública, baseado em lâmpadas de sódio ou mercúrio, está em processo de descontinuação, o que tornará sua manutenção inviável ao longo do tempo. Por questões de impacto ambiental, em breve, esses materiais não estarão mais disponíveis no mercado, como também ficarão cada vez mais restritas as opções de manutenção e descarte.

Além dos avanços na qualidade dos serviços ao usuário, existem outros benefícios dessa parceria, tais como a geração de empregos e renda na região, investimentos em infraestrutura e novos modelos de financiamento.

Ao final do encontro foi aberta a palavra para ponderações dos presentes. O vereador Valdir Rosseto apontou vantagens da modernização baseada na experiência com sua propriedade rural. “Quando observamos este tipo de avanço tecnológico e já fizemos a aplicação em alguma escala, como no meu caso, percebemos o quanto isso pode trazer de benefício para nosso município”, comentou. 

O prefeito Beto Lunitti concluiu a apresentação agradecendo a presença dos vereadores, assessores, membros da gestão e também aos técnicos das instituições presentes. Ele destacou a importância dessas lideranças como agentes multiplicadores com a responsabilidade de divulgar as ações e esclarecer dúvidas sobre o andamento do processo. 

A lei que autoriza o município a realizar a PPP foi aprovada ainda em 2020. O prefeito salientou a busca da lisura em relação ao projeto que tem como intuito melhorar as questões relacionadas à iluminação pública por meio da PPP. “Tomamos conhecimento deste projeto ainda antes de assumirmos a gestão, analisamos e percebemos que a PPP tinha parcerias sérias, como a da Caixa Econômica Federal, e decidimos permanecer acreditando em sua viabilidade”, comentou.

A modernização do parque de iluminação do município faz de Toledo uma cidade inteligente e com desenvolvimento sustentável. A reunião contou com a participação, de forma remota, de representantes do Governo Federal. Laís Andrade Barbosa de Araújo, Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), fez uma intervenção para ressaltar a importância do projeto e o comprometimento dos técnicos e gestores envolvidos. “Com essa PPP estamos melhorando a qualidade de vida da população, não é só um projeto de iluminação pública, mas tem um caráter maior, vinculado ao desenvolvimento urbano da cidade”. Ela abordou sobre o aspecto relevante da questão financeira. “Essa é uma proposta que consegue modernizar e reduzir custos”, apontou.

Em breve acontecerá a consulta pública para apresentar a proposta em andamento para a comunidade como forma de transparência total do projeto.

Da Prefeitura de Toledo-PR