Projeto Futuro Integral: Toledo e Sesc/PR renovam convênio por mais um ano

4

A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta terça-feira (20), o ato de assinatura de renovação do convênio do projeto Futuro Integral, iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) que realiza ações de contraturno em alguns estabelecimentos da rede municipal de ensino. Com prazo até o fim deste ano, o aditamento à parceria, firmada originalmente em 16 de março de 2017, estabelece os termos em que esta iniciativa será colocada em prática.

Ao todo, 14 turmas (com até 22 alunos) do Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe) e das escolas municipais Presidente Tancredo Neves, André Zenere, Carlos Friedrich, Ivo Welter, Carlos João Treis e Vereador José Pedro Brum participarão de atividades extracurriculares que serão ministradas a 300 alunos com idade entre 6 e 14 anos. “O Sistema ‘S’ está à disposição deste município. Por meio do convênio que acabamos de renovar temos a possibilidade de oferecer atendimento de contraturno dentro da área de ludopedagogia, pedagogia de projetos em letramento e raciocínio lógico, atividades para reforçar o conhecimento adquirido pelas crianças, oferecido com grande excelência às crianças que estudam na rede municipal de Toledo”, avalia a gerente-executiva do Sesc/PR em Toledo, Paula Verônica Bernardini.

A secretária da Educação, Elisângela Batista, destacou a importância deste projeto para a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais de Toledo. “Esta parceria eleva a qualidade da educação de nosso município, um trabalho valioso que estamos animados em dar continuidade e fazer crescer, pois contribui para ampliar o alcance do conteúdo ministrado pelo professor. Será uma experiência riquíssima, ainda mais num momento em que, com o retorno ao ensino presencial e híbrido, a gente precisa corrigir algumas falhas no processo de aprendizagem decorrentes de mais de um ano com as crianças assistindo aulas remotas”, salienta.

O prefeito Beto Lunitti agradeceu ao Sesc/PR pelo apoio que tem dado nos últimos anos à educação de Toledo. “Esta parceria do Serviço Social do Comércio com os municípios do Paraná é fundamental. Quando fui prefeito pela primeira vez, entre 2013 e 2016, vimos de perto a qualidade deste trabalho, a atuação focada na ludicidade da pedagogia, por meio da qual os educadores desta entidade mudaram o comportamento das crianças, transformando suas mentes, suas almas e seus corações. É a concretização do encantamento pela vida, pela educação, que queremos colocar em prática em nosso governo”, analisa.

Outras parcerias

Ao final do encontro, Paula entregou um exemplar de revista com as ações que o clube de serviço tem realizado na região – como as campanhas de arrecadação de agasalho e brinquedos – e aproveitou para falar sobre mais parcerias que o Sesc/PR já tem ou pretende firmar em breve com o Município de Toledo. “Atendemos preferencialmente os trabalhadores do comércio, de bens, serviços e turismo de Toledo e seus dependentes. Porém, temos projetos que oferecem atividades, algumas subsidiadas e outras gratuitas, que podem ser disponibilizadas aos estudantes da rede municipal de ensino, como bolsas para cursos de inglês e de informática”, descreve. “Em breve, nós firmaremos com a prefeitura o convênio do projeto Aprender e Jogar, uma atividade diferenciada na área de consciência corporal e psicomotricidade, isto é, a educação física trabalhada num resgate de brincadeiras antigas, ensinando as crianças a trabalharem o corpo sob o aspecto da coordenação motora”, anuncia.

Da Prefeitura de Toledo-PR