Projeto paisagístico deixará Praça do Migrante mais bela

36

Quem passa pela Praça do Migrante, no centro de Cascavel, já percebe que o local está passando por uma revitalização. Um projeto paisagístico está sendo desenvolvido para dar mais vida, cor e beleza ao local. A empresa responsável pelo paisagismo da cidade está fazendo o plantio de flores de inverno como amor perfeito, cravínias, beijinhos, entre outras espécies.

Recentemente, a Praça do Migrante foi alvo dos vândalos que destruíram parte dos bambuzais que fazem parte dos jardins da praça. Depois que o local foi limpo, o plantio dos canteiros teve início. “A Praça do Migrante é uma das mais importantes de Cascavel e a gente quer com este projeto torná-la ainda mais atrativa para o uso da população, como área de lazer”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ney Haveroth.

A PRAÇA – A Praça do Migrante (Florêncio Galafassi) é uma dos espaços públicos mais conhecidos em Cascavel. São 9.530 metros quadrados de área que tem como principal característica o Monumento ao Migrante, constituído por um lago com chafariz, dentro do qual uma obra formada por rampas de concreto apontam para cinco regiões do Brasil.

O tamanho de cada rampa representa a proporção e a origem dos migrantes que colonizaram o Município de Cascavel. A maior rampa representa os migrantes da região Sul, na sequência são representados os migrantes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste e Norte. No espaço há ainda bandeiras de todos os estados brasileiros.

O PROJETO – O projeto da Praça do Migrante foi elaborado pela equipe paranaense de arquitetos formada por Joel Ramalho, Leonardo Oba e Guilherme Zamoner, por meio de concurso público. Sua construção e inauguração aconteceu em 1977.

A praça leva o nome do pioneiro Florêncio Galafassi, que nasceu em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em 1898, e migrou para Cascavel em 1948 para administrar empresas madeireiras, base econômica do município na época. Ele morreu em 1976, aos 78 anos.

A localização da Praça é simbólica, pois foi ali que o comércio local nasceu e prosperou, transformando Cascavel na quinta maior cidade do Estado e a 11ª cidade do Brasil no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM).

CASCAVEL