Projeto Urbanístico do Rio Toledo participa de concurso nacional

5

Um dos projetos urbanísticos mais desafiadores de Toledo está entre os finalistas na Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário. No concurso dos melhores projetos urbanos, idealizado pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Projeto Urbanístico do Rio Toledo ficou em primeiro lugar na seleção estadual e segue para a disputa nacional que será realizada em janeiro de 2022.

O Projeto Urbanístico do Rio Toledo foi idealizado durante o ano de 2020. Neudi Mosconi, secretário de Meio Ambiente na época, conta que o projeto era desafiador e muito complexo. “Tinha muito lixo, esgoto clandestino e uma água insalubre. Hoje podemos ver as famílias visitando o espaço, crianças brincando e aproveitando mais uma área verde no município. É gratificante ver a melhoria na qualidade de vida da população. Estamos muito feliz com esse reconhecimento. Isso é a consagração de um trabalho coletivo feito com determinação, ousadia e carinho”.

Mosconi conta que os trabalhos foram realizados com o apoio de servidores de várias Secretarias do Município. “Nós fizemos a limpeza do local com retirada de entulhos e mato; foi realizado o nivelamento e alargamento das margens do rio com proteção das margens com pedra; plantio de grama, flores e arborização dentro de um princípio de parque urbano; também foi realizado a construção de uma ciclovia”, comenta ao pontuar que ainda falta um pequeno trecho para a atual gestão municipal concluir.

“É preciso dar continuidade em todo o percurso urbano do Rio. Deve ser feito o trabalho de recuperação das margens para proporcionar a população um espaço urbano seguro e tranquilo, além de manter a qualidade do Rio. Nós fizemos a primeira grande intervenção dentro um perímetro urbano mantendo suas características. Que esse projeto possa ser replicado em outros lugares”, complementa Mosconi.

RECONHECIMENTO – A Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário inaugura um novo momento na longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo promovido pelo IAB e pelos seus diversos Departamentos ao longo de sua história. O Projeto Urbanístico do Rio Toledo concorre com outros trabalhos de todo o país. Mosconi agradece o reconhecimento e o empenho de muitas mãos que ajudaram neste trabalho.

“Gratidão a todos pelo empenho e por acreditarem, ao ex-prefeito Lúcio de Marchi por acreditar e apoiar o Projeto desde a sua concepção, ao dr. Giovanni Ferri, pelo apoio incondicional e intermediação dos conflitos, ao IAT pelo habilidade em conduzir os conflitos e as licenças, ao Conselho de Meio Ambiente pelos bons debates e discussões internas e pelas deliberações favoráveis ao projeto, aos arquitetos e engenheiros da Prefeitura em especial a Sara Maróstica e ao Wander Camargo e aos executores desta maravilhosa equipe da Secretária de Meio Ambiente em sua totalidade empenhada, comprometida, equipe arrojada e sempre trabalhando nos feriados, sábados e muitos domingos para dar celeridade aos problemas”.

Mosconi agradece também a Sanepar que auxiliou na manutenção de eliminação dos pontos irregulares de esgoto, da mesma forma enaltece as secretarias de Infraestrutura Rural e Habitação com apoio nos trabalhos aos sábados e feriados e pela colaboração da Emdur.

Da Redação

TOLEDO