Projetos do Grupo Prati-Donaduzzi dão exemplo no cuidado às pessoas

21

A rotina mudou, há mais de um ano as normalidades foram substituídas pelas adaptações. No Grupo Prati-Donaduzzi muitas medidas e protocolos foram adotados para que os colaboradores continuassem trabalhando em segurança para produzir saúde por meio de medicamentos para milhões de brasileiros. Além de levar saúde à população, a preocupação com as pessoas norteou as ações da área de Responsabilidade Social, que se adequou a esta realidade para cuidar do capital humano da empresa e da comunidade.

Uma simples ligação, um encontro virtual, um e-mail ou até mesmo uma conversa que respeite o distanciamento social fazem a diferença no dia a dia de quem tanto precisa ouvir: “Está tudo bem com você?”. O amparo para as pessoas se mostrou ainda mais necessário nesse momento, por isso, a área de Responsabilidade Social que prestava atendimentos diários, encontrou na tecnologia uma aliada para ficar ainda mais perto de quem precisou se afastar para se cuidar ainda mais.

TELECOVID – Desde o início da pandemia, o serviço ‘Tele Covid’ entrou em cena para auxiliar todos os colaboradores que se afastaram da empresa com suspeita ou confirmação da doença. Humanizar as relações nestes momentos difíceis e auxiliar nas providências a serem tomadas fazem a diferença de quem está do outro lado da linha. Essa iniciativa foi reconhecida pelo Selo Sesi ODS 2020 – Paraná.

“Há um compromisso em cada dose produzida e no amparo a quem faz tudo isso acontecer. Vivemos tempos de muita resiliência, adaptação e de pensamentos positivos que vai ficar tudo bem. O cuidado com as pessoas é da nossa cultura, agora evidenciado ainda mais”, conta a Supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon.

GESTAÇÃO SEGURA – Mesmo diante da pandemia, diversos projetos continuam em andamento. Um deles é o Gestação Segura, voltado para colaboradoras e esposas de colaboradores que estão gestantes, o programa permite acesso a informações que vão desde o cuidado com a gestante, que estão trabalhando em casa, ao recém-nascido. Os encontros presenciais, que aconteciam na indústria, agora são realizados de forma virtual, mas com a mesma essência de proporcionar conhecimento sobre a gestação.

O Gestação Segura é um dos mais tradicionais programas realizados pela empresa, já acontece há mais de 14 anos e foi reconhecido nacionalmente, com a conquista do Prêmio Bumerangue, promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o Sindusfarma e o Prêmio Criança da Fundação Abrinq. A iniciativa também já foi agraciada diversas vezes com o Selo Sesi ODS do Paraná. Mais de duas mil gestantes já se capacitaram por meio dele.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – O cuidado também pode ser observado diante das Pessoas com Deficiência (PCDs) que trabalham no Grupo Prati-Donaduzzi. Mesmo com muitos PCDs sendo afastados do trabalho temporariamente devido às medidas de saúde, o projeto Prati Incluir, aproxima todos por meio de encontros virtuais. Os momentos se tornam uma ligação com os que permanecem na indústria e os que estão em suas casas. O projeto acompanha o desenvolvimento pessoal e profissional e permite o aprendizado sobre diversos assuntos trabalhados por profissionais convidados.

EMPODERAMENTO DAS MULHERES – O isolamento social trouxe além de adaptações desafios a serem vencidos, como, por exemplo, a violência doméstica. Com o objetivo de informar as colaboradoras em relação à autonomia, empoderamento, saúde psicológica, direitos da mulher e combate à violência, a Prati-Donaduzzi realiza o Magnólias em Ação. No projeto são discutidos diversos temas sobre o assunto, principalmente onde buscar ajuda.

COMUNIDADE – Os projetos realizados na comunidade em que a empresa está inserida também foram adaptados para continuar impactando a vida das pessoas. Todas as quartas-feiras o encontro está marcado com as detentas da 20ª Subdivisão Policial de Toledo por meio do projeto Recomeçar. A indústria leva até as mulheres que cumprem pena no espaço a possibilidade de realizar trabalhos com foco na reinserção social e ao mercado de trabalho. Através de encontros online, profissionais convidados passam informações às mulheres, principalmente sobre saúde mental. Há mais de uma década sendo realizado, o projeto já transformou a vida de centenas de mulheres.

No espaço também acontece outro projeto, o Colmeias, que é focado na reinserção social de algumas detentas. Idealizado pelo Grupo Prati-Donaduzzi a iniciativa conta com o apoio do Conselho da Comunidade, Departamento Penitenciário (Depen) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Nesse projeto algumas detentas atuam na montagem de colmeias, que são materiais utilizados dentro de caixas em que são armazenados os medicamentos, principalmente tubos de pomadas e frascos e que garantem a organização e integridade do medicamento. A Centralpack – empresa de embalagens do Grupo Prati-Donaduzzi, corta as folhas com o formato em um equipamento de corte e vinco e as detentas montam as colmeias na delegacia.

Essas colmeias são produzidas pela Centralpack e então fornecidas para a Prati-Donaduzzi que as utiliza no processo de fabricação de medicamentos. Elas realizam uma jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e recebem um pagamento pela atividade e o abatimento da pena, para cada três dias trabalhados, é reduzido um.

TOLEDO