Proteção Animal inicia castração de cães de moradores em situação de rua

3

O Programa de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), deu início na manhã da última quarta-feira (3), nas imediações do Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, ao trabalho de castração de cães que acompanham moradores em situação de rua. Na ocasião, um macho e uma fêmea passaram pelo procedimento e ao fim do dia foram devolvidos aos seus tutores, que receberam orientações e medicamentos necessários para o pós-cirúrgico.

Este trabalho terá prosseguimento na manhã desta sexta-feira (5), com o encaminhamento de mais dois machos para a castração. “Recebemos muitas queixas de que os animais dos moradores em situação de rua que ficam nos arredores da Rodoviária estavam atacando as pessoas e, diante disso, pedimos o apoio da Guarda Municipal para intermediar esta abordagem com os tutores e alguns concordaram em realizar este procedimento em seus cães”, relata a coordenadora do Programa Defesa e Proteção Animal, Julia Orlando Heiss. 

Julia, que também é médica-veterinária, não garante que será possível atender a todos os animais que se encontram nesta situação. “Não temos como medir quantos cães ao todo ficam por ali ou em outros pontos da cidade onde existem moradores em situação de rua, mas nosso objetivo é estender este serviço ao maior número possível de beneficiados”, assegura. “Todos estes cães que foram castrados também recebem as vacinas antirrábica e polivalente. Os próximos passos é acompanhá-los para verificar a questão de retirada de pontos e cicatrização, e também se não houve alguma intercorrência”, explica.

A coordenadora informa ainda que o serviço de castração realizado pelo Município de Toledo também contempla protetoras cadastradas e pessoas inscritas no CadÚnico, do governo federal. “É um procedimento que propicia mais qualidade de vida ao animalzinho, pois reduz o risco de fugas, a agressividade, a necessidade de demarcar território e as chances de terem câncer, o que aumenta a longevidade”, enumera. “Recomendamos às pessoas que procurem o Cras [Centro de Referência de Assistência Social] mais próximo de casa para verificar se podem se beneficiar deste serviço e, caso possam, verificar o que devem fazer para entrar na fila”, sugere.