Proteger do frio: Alojamento Provisório acolhe demanda

1

Nas noites frias dos dias 27, 28 e 29, o acolhimento provisório atendeu 24 pessoas (algumas delas pernoitaram duas noites seguidas). A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família realizou um trabalho de abordagem das pessoas em situação de rua e indígenas.

“Temos registradas 16 pessoas em situação de rua, nem todos aderiram, mas foi um número positivo”, comenta a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Solange S. dos Santos Fidelis. “No Alojamento Provisório do CCR trabalhamos com a referência de 20 acolhimentos, mas é possível atender mais se necessário. No caso, dessa ação pontual, trabalhamos com a capacidade média de 25 pessoas”.

Desde o mês de março do ano passado, a população em situação de rua tem sido atendida no espaço. Existem algumas regras de permanência no local para evitar a aglomeração e também para preservar o espaço público. As pessoas não conseguem entrar compulsoriamente, elas precisam aceitar o serviço e se comprometer a permanecer. Quem entra no acolhimento precisa permanecer no acolhimento e concordar as regras de permanência para que desse forma seja possível reduzir os riscos de contágio da doença.

“Foi uma ação importante, mas de fato pontual devido ao frio intenso e a alternativa que permanece por hora é o alojamento no localizado no Ginásio Aldanir Angelo Rossoni (antigo CCR), na Avenida Ministro Cirne Lima. Foi um trabalho que envolveu Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Segurança, Secretaria do Meio Ambiente e com o apoio da Afocato, na atenção aos pets e apoio em geral do Governo. A iniciativa foi bem avaliado também pelos usuários que acessaram nestes dias, só temos a agradecer”, declarou a secretária.

ENCAMINHAMENTO DOS ACOLHIDOS – Em condições normais – fora a ação pontual de abordagem – a demanda deve procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas 2). A equipe do Serviço de Abordagem Social avalia e realiza os encaminhamentos necessários e já referencia a pessoa para acessar o Alojamento Provisório.

Na estrutura, as pessoas em situação de rua recebem kits com materiais de higiene pessoal, acesso aos sanitários, alimentação e dormitório. Cada acolhido recebe orientações sobre os cuidados com a organização e limpeza do local, pois é uma ambiente comunitário. Além disso, eles devem fazer uso das máscaras de proteção facial e álcool em gel.

ALBERGUE NOTURNO – Toledo também conta com os serviços do Albergue Noturno Allan Kardec. Medidas de segurança e todos os protocolos de combate a Covid-19 são devidamente aplicados pela equipe. Atualmente, a capacidade total do Albergue é de 28 pessoas. Contudo, devido a pandemia, o acolhimento acontece apenas em 50%, ou seja, 14 atendidos por dia. A média diária é de oito a dez acolhidos.

“A prefeitura montou um alojamento para estes três dias, devido a isso, não houve aumento de albergados. Tivemos uma média de oito pessoas”, pontua o diretor o Albergue, Ademir Francisco Bebber.