PUCPR Toledo promove o 5º Congresso Internacional de Ciências Agrárias

87

O curso de Agronomia do Campus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a 5ª edição do Congresso Internacional de Ciências Agrárias, que reúne nomes reconhecidos da área e reforça a importância do agronegócio para o desenvolvimento do país. O ciclo de palestras tem foco na tecnologia de monitoramento de pragas e começou na noite da última quarta-feira (27), a partir das 19 horas, e segue até a próxima sexta-feira (29). O encontro é realizado presencialmente, respeitando todos os protocolos sanitários.

Entre os palestrantes, estão doutores, mestres e especialistas na área de biotecnologia, controle biológico, resistência, manejo e análises de mercado. Além das conferências, o evento conta com três minicursos: Monitoramento de pragas com uso de drones, Manejos de Nematoides e Identificação e criação das principais pragas da cultura de milho e soja. Coordenador do curso de Agronomia da PUCPR em Toledo, André Prechlak Barbosa lembra que o evento começou com a primeira turma de Agronomia da Universidade, no ano de 2005.

“Na época, realizamos a Semana Acadêmica, que teve dez edições, e avançamos com o Congresso Internacional, com maior abrangência. Desde então, o evento se consolidou e vem crescendo gradativamente em termos qualitativos e quantitativos a cada ano que passa”, pontua.

Na edição de 2021, o congresso conta com o apoio importante do Sistema Ocepar, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Leonardo Boesche, ressalta a importância da preparação de profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar os desafios do agronegócio.

“A PUCPR é uma das principais parceiras do sistema cooperativista, inclusive com a oferta de um mestrado profissional em Gestão de Cooperativas. Para nós, é extremamente importante disseminar esse conhecimento e participar do evento. O cooperativismo vem se destacando no cenário nacional e internacional e hoje representa mais de 60% do PIB agropecuário do Paraná, o que demostra a força do sistema cooperativista. Nesse sentido, o congresso aproxima o profissional dos desafios desse mercado e da missão que o Brasil tem de alimentar o mundo”, reforça Boesche.

A competitividade do mercado profissional e a necessidade de constantes atualizações são importantes não apenas para os acadêmicos, mas para agricultores e profissionais.  Por isso, o evento se destaca também por receber um público bem diversificado de agricultores, estudantes e profissionais de vários segmentos do agro, interessados em ampliar o conhecimento na área. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cicapucpr.com.br. Os encontros ocorrem no auditório Dom Anuar, da PUCPR Toledo. As palestras também serão transmitidas pelos canais da PUCPR no YouTube.

TOLEDO