“Quem cuida tem!”: Toledo em luta constante contra o vandalismo

9

Oferecer equipamentos e serviços necessários à qualidade de vida da população está entre os mais importantes deveres da administração pública. A Prefeitura de Toledo sempre encarou esta missão com seriedade, mas algumas pessoas fazem mau uso deste benefício e colocam todo este esforço a perder mediante o vandalismo.

Além de ser crime, previsto no artigo 163 do Código Penal, esta prática prejudica as pessoas que dependem do bem depredado. As “vítimas” mais recentes deste ato lamentável foram algumas instalações do Centro da Juventude Mariana Luiza von Borstel, no Jardim Coopagro, e a caçamba para depósito de material reciclável situada no Jardim Santa Clara IV.

Estes dois exemplos comprovam que ninguém tem a ganhar com o vandalismo, sobretudo a população, que perde duas vezes: porque fica sem poder utilizar todo o potencial do espaço ou serviço público que lhe pertence e porque, para reparar esse dano, a administração pública precisa retirar recursos que seriam destinados a outras benfeitorias, o que não seria necessário se não houvesse a depredação. Para impedir que isso aconteça, a contribuição dos cidadãos é fundamental – seja cuidando de locais públicos quando ali estiverem, mantendo-os limpos e funcionais; seja denunciando situações de vandalismo pelo telefone 153 (Guarda Municipal). 

Esta é a mensagem que a Secretaria Municipal de Juventude deseja difundir por meio do selo “Quem cuida tem!”, que acompanhará publicações sobre ações de reparação de espaços públicos vandalizados. O ponto de partida desta ação foi a pintura em grafite com a expressão em vários pontos da pista de skate do Centro da Juventude do Coopagro, feita pelos artistas plásticos Isaac Souza de Jesus e Maurício dos Santos Carvalho. 

De acordo com a secretária da Juventude, Jennifer Teixeira, é importante deixar claro que quem cuida desse espaço pode usufruir plenamente das atividades oferecidas neste espaço, tais como pista de skate, quadra de esportes, entre outras. “A ideia vem no sentido de provocar a comunidade a compreender o conceito de que ‘quem ama cuida’, outra frase grafitada no mesmo espaço para lembrar à população sobre a importância deste cuidado. As atividades presenciais estão sendo retomadas gradualmente, e para garantir que isto aconteça com segurança, a administração municipal faz um apelo à comunidade: ajude a cuidar do que é nosso, a manter as políticas públicas com um bom funcionamento, conscientizando e denunciando em casos de depredação”, salienta. “Uma juventude forte é aquela que trabalha pelo bem comum e constrói boas relações comunitárias e sociais. Faça sua parte!”, complementa.

Da Prefeitura de Toledo-PR