Reformas do Teatro Municipal e da USF do Panorama II são entregues

No embalo das comemorações do aniversário de 68 anos de Toledo, mais duas obras importantes foram oficialmente entregues nesta quinta-feira (17): do Teatro Municipal e da Unidade de Saúde da Família (USF) do Panorama II. As solenidades de descerramentos das placas foram realizadas com público reduzido, medida de contenção da pandemia do novo coronavírus. 

Após ser parcialmente interditado pela Defesa Civil em fevereiro de 2019 após parte do piso ceder, o teatro passou por uma reforma significativa. “É a maior intervenção já realizada em 20 anos de funcionamento do principal da cultura toledana. Com esses recursos foi possível, entre outras coisas, arrumar o piso e os camarins, reformar a área administrativa, consertar o espelho d´água e pintar o prédio por dentro e por fora”, descreve o secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos.

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, celebra a entrega da reforma de um equipamento público que está entre os cartões postais mais conhecidos da cidade. “Nosso teatro está entre os melhores do Paraná e é uma satisfação enorme permitir que este volte a receber grandes eventos. Infelizmente, em 2020, por conta da pandemia, poucas atividades puderam ser feitas neste espaço, mas o importante é que conseguimos colocá-lo novamente à disposição do nosso município”, avalia.

Panorama II

A Unidade Saúde da Família (USF) do Panorama II (Alto Panorama), localizada na esquina das ruas José Meneguetti e Mário Fontana, teve sua reforma oficialmente entregue nesta quinta-feira (10). De acordo com o Decreto nº 1.040/2016, o equipamento público terá o nome do líder comunitário Sebastião de Souza.

Inaugurado em 2016, este equipamento público passou por vários percalços antes de ter seu funcionamento efetivado. “Depois de ter sido inaugurada pela gestão anterior, ficamos alguns meses com esta estrutura ociosa, pois, em razão do estouro do limite prudencial da Lei da Responsabilidade Fiscal, não conseguimos contratar ninguém para formar equipes. Em dois anos de administração conseguimos resolver esta questão e aí sim os trabalhos começaram”, relata. “Contudo, veio a pandemia, e precisamos fechar esta e outras unidades para reorganizar o sistema de saúde; assim que foi possível, reabrimos a USF que, com todas as obras concluídas e os servidores devidamente contratados, nos dá a tranquilidade de que será prestado um serviço de qualidade para a população do Panorama II e bairros próximos”, destaca Lucio.

A secretária de Saúde, Denise Liell, destaca a importância desta unidade de saúde para os trabalhos em atenção básica numa região com cerca de 30 mil habitantes. “Além da USF do Panorama II, esta população tem à disposição as unidades do Panorama e São Francisco, uma área onde sete equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atuando no acompanhamento das famílias, orientando-as sobre práticas de prevenção de doenças, algo que é fundamental para políticas públicas serem bem-sucedidas”, analisa.

Da Prefeitura de Toledo-PR