Representantes do setor de eventos de Toledo buscam solução com Poder Público

4

Preocupados com as restrições e a paralisação das atividades por mais de um ano por conta da pandemia da Covid-19, empresários do setor de eventos de Toledo se reuniram na manhã da última quarta-feira (25) com a administração municipal na Prefeitura para um diálogo sobre as dificuldades que o setor enfrenta e ainda buscar soluções para amenizar os impactos negativos deste período.

A reunião contou com representantes de casas de show, bandas, empresas de organização de eventos, decoração, buffet, fotografia, entre outros. Na terça-feira (27) o município publicou o Decreto nº 114/2021 permitindo ampliação de horários de funcionamento e capacidade de público nos estabelecimentos do município.

Além das atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços, religiosas, sociais, educacionais, culturais, de esportes e de lazer, o novo decreto também inclui o funcionamento de confraternizações, formaturas, casamentos e demais eventos congêneres, inclusive com música ao vivo, sem pista de dança, desde que observados os limites e normas estabelecidos. Continuam suspensos o funcionamento de casas noturnas e de casas de shows.

DIFICULDADES – O empresário de eventos Ademir Zorzo comenta que na reunião foram citados dois pontos que mais preocupam o setor: as dificuldades financeiras por conta das paralisações e a proibição da utilização da pista de danças, uma vez que essa é uma reinvindicação dos contratantes dos eventos. Na ocasião os representantes ainda solicitaram uma atenção especial para o setor.

“Não somos diferentes de outros comércios. É preciso entender que quanto mais opção o público tiver, menos aglomeração em um só lugar. Nós trabalhamos com CNPJ e com todos os cuidados. Estamos preparados para retornar, mas precisamos desse apoio”.

Zorzo lembra que durante esse período de pandemia, algumas atividades do setor de eventos foram liberadas para funcionarem. No entanto, os poucos dias trabalhados não correspondem nem a uma mês inteiro. Prejuízo para quem tem muitas contas para pagar.

“O setor tentou se reinventar e buscar meios para cobrir as despesas, mas é tudo muito limitado. Muitos estabelecimentos tem equipe grande e que ficou parada. São muitas pessoas envolvidas. O setor de eventos tem uma cadeira de produção muito grande. Algumas casas de eventos ficaram meses com as portas fechadas, é prejuízo na certa”, esclarece o empresário.

RETOMADA – Um evento não é organizado do dia para a noite. Apesar da liberação estabelecida no novo decreto, alguns estabelecimentos deste setor em Toledo levarão alguns dias e até semanas para retomarem as atividades. Em relação a reivindicação dos empresários, a utilização da pista de danças nos eventos será avaliada novamente.

“A nossa torcida é para que a situação da Covid-19 melhore para dar condição de outros setores trabalharem. Essa reunião foi muito importante porque mais uma vez o setor de eventos pode apresentar sua realidade para que seja visto pelo Poder Público com outros olhos”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO