Rotaract Club de Toledo promove ação para combater a dengue

38

Para combater o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika vírus e Chikingunya uma planta usada pela agricultura para adubo do solo e fixação de nitrogênio é estudada para servir de combate ao vetor. Trata-se da espécie de plantas Crotalária.

Estudos mostram que o combate aconteceria de maneira indireta já que plantas deste gênero, mais especificamente Crotalaria spectabilis, podem atrair inúmeros insetos e outros artrópodes que servem de alimento para libélulas, umas das principais predadoras de adultos e de larvas do Aedes.

No Município, o Rotaract Club de Toledo realiza o trabalho de conscientização com a sociedade para combater o mosquito da dengue. Integrantes do Club distribuem sementes desta planta para a população, em ações do grupo ou de comunidades.

De acordo com um dos integrantes do Rotaract Club de Toledo, Igor Marcelo Florêncio, que ingressou no Club há alguns meses, se envolveu neste projeto e passou a colaborar com a distribuição da semente da Crotalária. “Os projetos de atuação ao meio ambiente me chamam a atenção. Fui convidado a participar do Rotaract; acompanhei algumas reuniões; esse projeto atraiu o meu interesse e decidi participar dele”.

Igor e todos os membros do Rotaract auxiliam na distribuição da semente. Eles também são os responsáveis pelo preparo da semente antes de entrega-la para a sociedade. “O projeto consiste em repassar as sementes para as pessoas e também realizar um trabalho de conscientização no momento da distribuição”, afirma Igor.

AÇÃO – O rotaractiano salienta que as pessoas podem por meio de um simples gesto auxiliar com o município e a natureza. “Basta elas plantarem a Crotalária”, destaca Igor ao enfatizar que essa planta atrai a libélula, a qual é predadora do mosquito. “Ela é uma predadora natural do Aedes, o responsável pela dengue e acaba disseminando a doença”.

Um projeto simples, mas que deseja auxiliar a população por meio da conscientização. “Realizar o plantio não acarretará em um problema, porque contribui com a natureza e ainda pode colaborar com essa condição da dengue”.

O projeto teve uma pausa no ano passado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covi-19). Neste ano, após a queda do quadro epidemiológico, a ação está sendo retomada. “Observo que durante a entrega da semente, as pessoas avaliam a iniciativa como positiva. Elas gostam da ideia, porque é algo simples, mas que pode trazer um resultado ótimo para a comunidade”.

Contudo, Igor alerta que o cidadão pode realizar o plantio desta semente como alternativa para auxiliar no combate ao mosquito, porém, ele deve manter todos os cuidados para que o mosquito não se reproduza. “O plantio da Crotalária não exime a responsabilidade de realizar a limpeza na residência, como vistoriar o quintal ou verificar se não há água empossada no quintal. A Prefeitura de Toledo realiza um excelente trabalho na cidade, no entanto, quanto mais pudermos ajudar, como parte de uma sociedade organizada, melhor será o resultado. Precisamos contribuir no trabalho de conscientização e, principalmente, coloca-la em prática”, finaliza Igor.

PASSO A PASSO DE COMO PLANTAR

– A Crotalária prefere solo fértil e locais frescos;

– Faça cova de dois cm de profundidade, e 50 cm, de distância entre cada cova;

– Coloque em cada cova duas sementes de Crotalária;

– Regue diariamente na fase do nascimento da semente, mas tenha cuidado para não deixar o solo muito encharcado.

Da Redação

TOLEDO