Rotary Club de Toledo Centenário doa livros para Biblioteca Municipal

6

Aproximar a criança do livro é despertar o lado lúdico ao imaginar cada história e auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura. Livros plásticos, com texturas, imagens e coloridos; assim ela pode manuseá-los e aprender brincando.

Fabiane Carvalho é mãe de Heitor, de 3 anos, e Artur, de 8 anos; ela conta que incentiva o contato com os livros. “Sempre procurei adquiri-los; atualmente, eles visitam a Biblioteca Pública Municipal de Toledo e escolhem as suas obras. O filho mais velho já lê sozinho; o menor gosta de figurinhas e de histórias”, revela Fabiane.

Ela salienta a importância de despertar o gosto pela leitura. “O que cultivarmos nesta fase, colheremos os resultados no futuro”. Com o objetivo de estimular o acesso ao livro e pensando no público com menos idade, os integrantes do Rotary Club de Toledo Centenário doaram novas obras à Biblioteca.

DESAFIO – O responsável pelo local, o bibliotecário Hamã Cândido Lopes, agradeceu a ação do Club. Ele explica que para o Poder Público adquirir esse tipo de material é difícil. “Quando abrimos o processo licitatório, esses livros possuem um material de alto custo. Às vezes, nós optamos por uma ou duas obras para outra faixa etária e não adquirimos os livros para os menores que é tão importante quanto para um adulto”.

Lopes salienta que os livros confeccionados com materiais em relevo desenvolvem a motricidade e a parte lúdica de cada criança. “É importante esse desenvolvimento para a criança como torna-lo um leitor no futuro”, comenta o bibliotecário ao salientar que as novas obras devem estar a disposição da população na próxima semana.

PAPEL SOCIAL – Os livros repassados pelo Rotary Club de Toledo Centenário atualizam o acervo da Biblioteca Pública. Para o presidente do Club, Thiago Assakawa dos Santos, os companheiros conheceram essa demanda na sociedade e decidiram colaborar. “Realizamos a doação na data do Rotary Day, um evento mundial que auxilia a sociedade”, afirma Santos ao complementar que os livros foram adquiridos com os recursos arrecadados com a comercialização de pasteis.

Ele destaca que o Club planeja uma segunda doação de obras. “Nós tivemos acesso a uma lista de livros e ainda existe uma demanda. Nos organizaremos para fazer uma nova doação à Biblioteca. Acreditamos que o caminho para um bom futuro é investir nas crianças e em educação”.

Da Redação

TOLEDO