Saúde anuncia mutirões e mudança no intervalo das aplicação da vacina contra Covid-19

22

A vacinação contra a Covid-19 segue com aplicação de doses (primeira, segunda e reforço) em todas as unidades básicas de saúde do município de Toledo. Até o fim deste ano, a dispensação segue conforme o horário de atendimento de cada unidade, com interrupção apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, de acordo com o Decreto Nº 11/2021.

Por conta da interrupção nestas duas datas, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, organizou dois mutirões com horário estendido de atendimento das 8h às 20h, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), nas Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Coopagro e Panorama e no Centro de Saúde.  

Mudanças no intervalo de aplicação – Em Toledo, todas as primeiras e terceiras doses (reforço) sendo aplicadas são da Pfizer. Conforme a última orientação do Ministério da Saúde, o intervalo entre as primeiras e segundas doses, que antes era de 56 dias, agora é de 21 dias. Para receber o reforço, também houve diminuição de cinco meses para quatro, a partir do recebimento da segunda dose. 

Manutenção dos cuidados – A ampliação da cobertura vacinal trouxe uma melhora significativa no cenário da pandemia em Toledo. Porém, devido ao surgimento de novas cepas é preciso continuar mantendo os cuidados, em especial o uso da máscara corretamente, a assepsia das mãos com água e sabão ou álcool em gel e a manutenção do distanciamento social. 

Da Prefeitura de Toledo-PR