Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública realizam Viradão da Leitura

26

Nesta sexta-feira (23) a Secretaria da Cultura e a Biblioteca Pública Municipal de Toledo realizam a ação Viradão da Leitura em alusão ao Dia Mundial do Livro. A ação acontece na Biblioteca Pública e contará com uma programação online pela fanpage da biblioteca. Além de celebrar o Dia Mundial do Livro, a ação tem como objetivo ressaltar a importância da leitura e do livro na formação cultural e cidadã e debater com a sociedade o engajamento à campanha nacional contra a taxação de livros.

Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, o dia 23 de abril é uma data muito importante para a área do livro e da leitura, pois é quando comemoramos o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. “Por isso, a data foi escolhida pelo “povo do livro” para uma mobilização de 24 horas de leitura nas redes sociais e nós da cultura não poderíamos ficar de fora dessa grande mobilização”. 

De acordo com Rosselane a mobilização nacional é uma forma da sociedade mostrar que é contra essa proposta de reforma tributária que prevê a taxação de 12% sobre os livros e que se isso se concretizar afetará ainda mais o acesso dos brasileiros aos livros de diferentes regiões e classes sociais. 

Rosselane cita que a pesquisa Retratos da leitura no Brasil mostra que a classe C além de leitora é consumidora de livros, o que desconstrói o argumento de que o livro é um produto de elite. “Nesta faixa, para se ter uma ideia, 27 milhões de brasileiros se declaram leitores.” 

A secretária informou que a Biblioteca Pública de Toledo está engajada nesse movimento e por isso irá promover nesta sexta-feira uma programação especial que pode ser acompanhada pelas redes sociais da cultura e da Biblioteca. “Convidamos a todos para acompanhar a programação e se manifestar nas redes sociais com a hashtag #viradãodaleitura, #nãoataxaçãodelivros, #defendaolivro e compartilhar as programações numa grande onda nas redes sociais em defesa do livro”, disse Rosselane.

PROGRAMAÇÃO NA FANPAGE DA BIBLIOTECA PÚBLICA

9h30 – Live – Bate papo sobre democratização da leitura 

11h – Vídeo – Dica de Leitura

14h – Conta Cultura (contação de história)

17h – Leitura de trechos de livros e poemas 

19h – Vídeo Dica de leitura

Da Prefeitura de Toledo-PR