Secretaria da Cultura integra programação na 19ª Semana Nacional de Museus

14

A Secretaria da Cultura de Toledo preparou uma programação especial para integrar a representar Toledo na 19ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá em todo o Brasil entre os dias 17 a 23 de maio de 2021. A programação contemplará exposições, programa de entrevista e lançamento de novo projeto de podcasts. 

De acordo com a secretária Toledo preparou uma programação especial, na qual será lançado mais um novo projeto da Secretaria da Cultura. “Nesta semana vamos lançar o Projeto Cápsulas do Tempo, um programa de podcast que será veiculado nas redes sociais da secretária e também pela Rádio Educativa FAG FM, em uma parceria muito importante para divulgação da cultura e da história local”, destacou Rosselane que detalhou ainda que foi preparado uma edição especial do Programa História em Prosa para tratar sobre a importância dos museus e da educação patrimonial. 

O Cápsulas do Tempo é um projeto com periodicidade semanal (a princípio uma vez por semana) de um programa no formato podcast em que serão faladas curiosidades históricas do município de Toledo. Como se trata de um podcast, a atividade tem em média de sete minutos de duração, “por isso do nome Cápsulas do tempo, no sentido de pequenas doses ‘homeopáticas’ de história de nossa cidade. A primeira temporada irá abordar os nomes de algumas ruas da nossa cidade (os nomes mais curiosos)”, explica a secretária. 

O projeto é realizado por servidores da Casa da Cultura em parceria com os servidores do Museu Histórico Willy Barth. A atividade em sua completude está inscrita como projeto de extensão com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) no Programa “Redes de saberes: conectando cultura, arte, educação e ciência”.

Outra ação será a exposição online “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você” foi selecionada pelo Museu Histórico Willy Barth. A ideia norteadora da Secretaria da Cultura de Toledo é trazer contextos “difíceis” e “complicados” do desenvolvimento do Município para provocar reflexão sobre o tema por meio de uma exposição online. 

Na exposição serão publicadas fotos do acervo nas redes sociais do Museu Histórico Willy Barth. Segundo a secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani o tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

“A Semana de Museus é sempre um evento importante para nós, sempre com um tema desafiador que nos leva a repensar nosso modo de trabalhar”, frisou a secretária de Cultura, Rosselane. Esse ano o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Programação veiculada no Facebook e Instagram do Museu

17/05/2021 – Exposição online: “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você”;

18/05/2021 – Lançamento do Podcast “Cápsulas do Tempo”;

19/05/2021 – História em Prosa (Especial), sobre Museólogo, Museus e Museologia com Tiago Graule Machado;

20/05/2021 – Exposição online: “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você”;

21/05/2021 – Exposição online: “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você”;

22/05/2021 – Exposição online: “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você”;

23/05/2021 – Exposição online: “Se a pandemia da COVID-19 não deixa você ir ao Museu, parte dele vai até você”.

O Museu Histórico Willy Barth fica na Rua Guarani, 3843 – Vila Becker e os contatos são [email protected] ou (45) 3277-1328 e (45) 3277-3590. 

GUIA DA PROGRAMAÇÃO

Esta semana foi lançado o guia da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, onde é possível conferir a programação e os endereços de todos os museus do país participantes do evento. Clique aqui para conferir. 

O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave.

Da Prefeitura de Toledo-PR