Secretária de Cultura apresenta demandas de artistas do interior a autoridades

Representando o coletivo Artistas do Interior, a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, aproveitou a agenda em Curitiba na semana passada para realizar a entrega de carta aberta com demandas da classe a autoridades. Um dos principais pontos de insatisfação foi a concentração (80% do total) dos recursos do inciso I da Lei Aldir Blanc (Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória) na Região Metropolitana de Curitiba.

No documento, assinado por artistas de Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Campo Mourão, São Miguel do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Toledo, Colombo, Matinhos, Quitandinha, Guaraniaçu, Ibema, Palmeira e até de Curitiba, também reivindica melhorias no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Receberam uma cópia a superintendente de Cultura, Luciana Casagrande, e os deputados estaduais Delegado Recalcatti, Douglas Fabrício, Soldado Adriano e Marcel Micheletto (licenciado, atualmente secretário estadual de Administração e Previdência).

Recalcatti, que ocupa a presidência da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, se comprometeu a realizar audiências públicas em todas as regiões do estado para tratar do assunto. “O parlamentar quer ouvir a classe artística e trabalhar pela capacitação dos conselheiros a fim de que sejam implantados sistemas municipais de cultura, algo que não existe ainda em muitas cidades e dificulta o acesso a recursos públicos”, relata Rosselane. “É um passo importante para o coletivo, mas é importante que esta carta seja entregue ao representante de sua região na Assembleia”, pontua.

Projetos

Além de apresentar a carta do coletivo Artistas do Interior, a secretária de Cultura de Toledo solicitou aos deputados o apoio, por meio de recursos advindos de emendas parlamentares, para projetos que a pasta pretende executar em breve. Entre eles, estão as reformas do CEU das Artes, Teatro Municipal, Museu Histórico Willy Barth e Casa da Cultura, bem como a aquisição de equipamentos para modernização dos sistemas de luz e som destes espaços.

Da Prefeitura de Toledo-PR