Secretaria de Esporte e Lazer inicia 2021 com vários projetos em andamento

A equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Toledo começou 2021 envolvida em vários projetos. O primeiro deles é a capacitação para associações esportivas obterem recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), instituído pela Lei Estadual nº 17.742/2013 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 8.560/2017, permitindo que o contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destine parte do valor do imposto a recolher para projetos esportivos credenciados pela Superintendência Geral do Esporte.

O evento será realizado nesta quinta-feira (21), às 9h, no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin. Representantes das mais de 50 associações esportivas em funcionamento no município estão convidados para receber os conhecimentos que serão compartilhados por Marcos Assunção e Tatiane Pedroso, servidores da Smel.

O prazo final para a apresentação dos projetos encerra-se em 18 de fevereiro. “Queremos incentivar as associações esportivas a buscarem estes recursos que darão maior autonomia para a realização de suas atividades”, explica a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.

Centro Funcional
Outro projeto em andamento é a reforma do Centro Funcional do Atleta e do Idoso, localizado na sede da Smel, que retomará as atividades no início de fevereiro. O local, inaugurado em 2016, recebeu pintura nova e está passando por melhorias.

De acordo com a proposta inicial, o espaço era destinado à melhoria de desempenho de atletas de alto rendimento e ao atendimento dos participantes do Programa Idoso em Movimento, mas em 2021 os atendimentos serão ampliados. “Já fomos procurados por entidades que representam o setor da pessoa com deficiência para que possam ser agendados horários de treino para este segmento, e, assim que o profissional responsável retornar das férias, vamos elaborar o cronograma de atendimento que será divulgado para a população”, informa Marli.

A secretária também comenta que, devido à pandemia do novo coronavírus, os protocolos de segurança serão seguidos para evitar a propagação do vírus. “Todos os aparelhos serão higienizados após cada uso. Além disso, será obrigatório o uso de máscaras nas dependências do local e cada aluno deverá trazer toalha e garrafa próprias para uso na academia. O espaço também será periodicamente higienizado”, salienta.

A equipe de trabalho é composta por professores da Smel que realizam a avaliação física e elaboram um plano de treinamento de acordo com as especificidades do praticante. Não há cobrança de mensalidade ou taxa de matrícula. Mais informações, pelo telefone (45) 3055-8777.

Trilha do Remo
Em breve, a Smel retomará as atividades do Trilha do Remo, programa que incentiva a população a utilizar os três lagos de Toledo – nos parques Diva Paim Barth, do Povo e dos Pioneiros – para treinamento de remo, canoagem e stand up padlle. “Neste momento estamos revisando os decretos e normativas para elaborarmos em breve uma nova regulamentação para esta atividade. Tudo isso é para que o maior número de pessoas desfrute dos nossos espaços públicos para a práticas desportivas em proximidade com a natureza”, destaca Marli.

Da Prefeitura de Toledo-PR