Secretaria de Esportes e Lazer apresenta balanço do primeiro semestre

6

Os trabalhos realizados nos primeiros seis meses da atual gestão da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) foram apresentados ao prefeito Beto Lunitti nesta segunda-feira (12). A equipe de trabalho da pasta, capitaneada pela secretária Marli Gonçalves Costa, demonstrou em números as diversas ações realizadas no período, bem como os recursos financeiros alcançados para melhoria em estruturas e ampliação das políticas públicas.

Marli explicou que para um melhor atendimento foram criados dez territórios no perímetro urbano e dois no entorno e distritos, bem como áreas que poderiam receber atendimento através de parcerias. Para facilitar aos cidadãos entender este mapa de serviços, a Smel disponibiliza uma ferramenta onde é possível identificar qual atividade é ofertada, horários e dias da semana. “Além disso, é possível ver exatamente em qual território acontece a ação. De forma interativa, é possível visualizar no mapa de cada bairro, distrito ou território quais são os serviços oferecidos”. 

Sobre os espaços físicos, atualmente a Smel administra 48 locais e tem, em fase de instalação, mais seis quadras de grama sintética e o Centro Esportivo batizado com o nome do esportista toledano João da Silva Pedro, o ‘Vaquinha’, antigo centro de treinamentos do Toledo Esporte Clube. Em 2021, para aplicação em reformas e instalações, construções de novas praças esportivas e compra de materiais esportivos e veículos foram conquistados quase R$ 2,1 milhões. “São recursos oriundos de emendas parlamentares de deputados federais e estaduais, além de projetos de captação de recursos de programas em vários entes federativos”. 

Também foram destacadas as parcerias que proporcionam programas como a Escola de Esportes, com atendimento de crianças nas áreas do esporte, da cultura e da saúde, envolvendo alunos dos quartos e quintos anos da rede municipal. O acompanhamento é realizado por técnicos desportivos da Smel e acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. Outra importante ação engloba o fortalecimento dos esportes radicais e de natureza, destinando uma área própria para a prática. Com o apoio da Smel, foi permitido oficialmente o uso da área onde está a antiga Pedreira Municipal, próxima do Rio Marreco, para a Associação Desportiva Airsoft Toledo (Adat). O local também vai ter ambientes para trekking, mountain bike, escalada e rapel, desde que sejam organizadas parcerias com a Adat.  

De acordo com Marli Costa, os avanços são possíveis graças ao empenho dos servidores municipais. “Temos uma equipe comprometida. São diversas políticas atendidas, investimentos em escolinhas, organização do quadro funcional visando o atendimento aos mais diversos setores da política de esportes e lazer”. Marli ainda destacou o atendimento às associações esportivas por meio do Programa Esporte Cidadão. “São recursos para manutenção das atividades diárias, pagamento de inscrições para competições, entre outras ações, com autonomia”, comenta.

O prefeito Beto Lunitti, após a apresentação, parabenizou os servidores municipais pelo volume de ações. “Vocês cumprem um papel importante dentro da gestão. Entendemos que as ações de esporte e lazer são importantes para a melhoria na qualidade de vida do cidadão. Temos servidores comprometidos com este trabalho e isso retorna em benefício para a população”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo-PR