Secretaria de infraestrutura rural realiza intervenções nas estradas rurais

Historicamente o verão é a estação chuvosa no Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) é comum nesse período a ocorrência de chuvas intensas, localizadas, com grande incidência de descargas atmosféricas e de curta duração, muitas vezes acompanhadas de vendavais e granizo, afetando todas as regiões do estado.

Uma das principais consequências deste cenário de chuvas intensas é a dificuldade dos produtores rurais escoarem sua produção pelas estradas não asfaltadas nos distritos de Toledo. Neste sentido, a Secretaria de Infraestrutura está trabalhando a todo vapor com seus maquinários em vários pontos do interior. 

No Distrito de São Luíz do Oeste, por exemplo, foi necessário enviar uma quantidade paliativa de pedras britas na última semana, pois em alguns trechos da estrada produtores estavam com dificuldade de passar com caminhões de frango e de porco. 

O diretor de serviços rodoviários, Ambrósio Odorczik, relatou que na ocasião foi realizado um procedimento emergencial, pois a estrada estava “intransitável. Como o tempo deu uma trégua nas chuvas, hoje (04) voltamos para fazer uma adequação da estrada. Fizemos uma intervenção com o maquinário e a colocação de pedras britas”, explicou. 

Ele mencionou que a Secretaria está fazendo o possível para não deixar os produtores rurais desassistidos. Enquanto persistir os períodos de chuva, apenas medidas emergenciais serão adotadas.  

“O colono só quer estrada, é o que mais importa para nós. Esse trabalho de adequação que é realizado é muito bom e é o que precisamos”, afirmou o agricultor Ildo Kellner (64). Ele mora há mais de 50 anos em São Luís do Oeste. 

Várias equipes estão trabalhando diariamente em vários pontos distintos para resolver as emergências. Nesta semana tinham maquinários trabalhando na Linha Floriano, na Linha Pinhalzinho e na OT-001. 

“Nos próximos dias vamos anunciar uma nova estratégia de atendimento aos produtores rurais para dar maior dinamismo e aproveitamento dos recursos públicos no que diz respeito a infraestrutura rural do município”, antecipou o secretário da pasta, Neuroci Antônio Frizzo.

Da Prefeitura de Toledo-PR